Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

O estereótipo Think Manager - Think Male nas cognições dos estudantes universitários

Autor
Azami, Parisa
Resumo
pt
Há cerca de 50 anos que se fala de igualdade de género na sociedade e no mercado de trabalho, principalmente nos países desenvolvidos. Apesar das conquistas em vários domínios, como na educação e no trabalho, quando se observa a composição das equipas de executivos, uma das desigualdades que se destaca é a sub-representação do género feminino nos lugares cimeiros das organizações. Na fase de revisão da literatura foram identificados vários motivos para a desigualdade de oportunidades tais como as práticas organizacionais discriminatórias, bem como os estereótipos de género. Schein, em 1973, concluiu que tanto os homens como as mulheres entendiam que um gestor bem-sucedido possuia características tradicionalmente associadas a papel masculino. Desta forma verificou-se que a imagem da função de gestor estava vinculada ao género masculino, sendo esse estereótipo designado por Think Manager – Think Male. Para se verificar se esta perceção, a de que os homens são melhores gestores do que as mulheres, está hoje presente nas cognições dos estudantes universitários decidiu-se replicar o estudo original de Schein. Assim, o principal objetivo deste trabalho é verificar até que ponto o estereótipo Think Manager – Think Male persiste nas cognições das gerações futuras sobre os gestores e as gestoras em Portugal. A metodologia utilizada foi um inquérito por questionário online através da plataforma Qualtrics. Os resultados permitiram observar dois estereótipos: o estereótipo Think Manager – Think Male foi visível entre os estudantes do género masculino e o estereótipo Think Manager – Think Female foi averiguado nos estudantes de género feminino. Este estudo pode contribuir para o meio académico e proporcionar conhecimento sobre o estereótipo TMTM entre os estudantes e as estudantes em Portugal.
en
For about 50 years we have been talking about gender equality in society and in the labor market, especially in developed countries. Despite the achievements in various fields such as education and work, when we observe the composition of the executive team, one of the inequalities that can be noticed is the under-representation of the female managers in the top positions of the organization. The literature has identified several reasons for the existence of unequal opportunities, such as discriminatory organizational practices and gender stereotypes. In 1973, Schein in her study concluded that both men and women consider that a successful manager possesses characteristics of a man. Thus, the image of the manager is linked to the male gender and to this stereotype she designated Think Manager – Think Male. To verify whether this perception that men are better managers is present in the cognitions of college students, we decided to replicate Schein's original study. Thus, the main objective is to verify to what extent the stereotype Think Manager – Think Male persists in the cognitions of the future generation of managers in Portugal. The methodology used was an online questionnaire survey through the Qualtrics platform. The results showed two stereotypes: the stereotype Think Manager - Think Male was visible among male students and the stereotype Think Manager – Think Female was observed among female students. This study can contribute to the academic environment and provide knowledge about the TMTM stereotype among Portuguese students.

Data

01-fev-2022

Palavras-chave

CEO
Estereótipo de género
Think Manager – Think Male
Glass ceiling
Think Manager – Think Female
Gender stereotype

Acesso

Acesso livre

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