Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Sistemas de Informação
Título

Transformação digital nas empresas portuguesas da indústria do surf

Autor
Graça, Alexandre Miguel Sancho
Resumo
pt
O presente estudo tem como objetivo analisar a transformação digital nas empresas portuguesas da indústria do surf. Para esta análise foram escolhidas cinco empresas do setor. O estudo realizado é exploratório de caráter qualitativo. Este é suportado pelas entrevistas realizadas, observação direta e fontes secundárias. Os dados recolhidos permitiram concluir que as empresas portuguesas da indústria do surf transformaram digitalmente o seu negócio através das redes sociais, websites e softwares de fabrico. Dentro destas tecnologias digitais, a rede social mais usada atualmente, pelas empresas analisadas, é o Instagram, sendo que o software de fabrico CAD/CAM mais usado é o Shape3D. A adoção destas tecnologias digitais veio a ajudar a divulgar o produto destas marcas, reduzir o tempo de fabrico e aumentar a sua produção. Os softwares de fabrico CAD/CAM e maquinação CNC vieram reduzir significativamente o desgaste físico dos trabalhadores. A adoção destas tecnologias, em alguns casos, veio diversificar a oferta de produtos e serviços oferecidos pelos fabricantes. Em duas fábricas analisadas, a adoção destas tecnologias permitiu oferecer serviços de corte CNC, e desenho em CAD/CAM. Nas fábricas analisadas, a parte do processo de fabrico que foi transformada digitalmente, teve uma redução de 65% do tempo de fabrico. A maioria das empresas analisadas segue uma série de passos incrementais para alcançar a transformação digital. Não houve, por parte dos fabricantes, qualquer tipo de resistência à sua transformação digital. A maioria dos fabricantes encontra-se num estado de maturidade digital em desenvolvimento. Todos os fabricantes mostraram-se satisfeitos com as tecnologias digitais adotadas.
en
The present study aims to analyze the digital transformation of the portuguese enterprises in the surf industry. Five enterprises were analyzed to achieve this. The design used for the research was exploratory and the method was qualitative. This study is supported by the interviews that were carried out, direct observation, and secondary sources of information. The present study shows that the Portuguese enterprises in the surf industry have transformed their business digitally through social media, websites, CAD/CAM software and CNC machining. Within these technologies, the most used social media is Instagram and the most used CAD/CAM software is Shape3D. The adoption of these digital technologies helped to promote these brands, reduce their manufacturing time and increase their product production. The adoption of CAD/CAM and CNC technologies also significantly reduced the physical wear of workers in this industry. In some cases, the technologies allowed the manufacturers to diversify their products and services offerings. In two factories it allowed for the manufacturers to offer CNC cutting services and CAD/CAM design services. It also allowed to reduce the manufacturing time in the shaping process by 65%. The majority of the manufacturers analyzed in this study view digital transformation as a series of incremental steps. Digital transformation met no resistance by the manufacturers. Digital maturity was evaluated in all manufacturers, the majority of them are on a state of digital maturity in development. All of them showed satisfaction towards the adopted digital technologies.

Palavras-chave

Technology
Tecnologia
Digital transformation
Transformação digital
Surf industry
Indústria do surf

Acesso

Acesso livre

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