Título
O impacto das inovações de meios de pagamento nas organizações
Autor
Poppe, Simão Tavares
Resumo
pt
Os sistemas de pagamento têm vindo a ganhar atratividade no contexto nacional e
internacional e a pandemia Covid-19 veio dar um empurrão aos sistemas de pagamento digitais.
Com o intuito de aprofundar esta temática, o objetivo deste estudo é analisar, em primeiro lugar,
o impacto das inovações de métodos de pagamento e, de seguida, avaliar se o perfil demográfico
influencia a utilização dos sistemas de pagamento e ainda compreender a importância dos meios
de pagamento disponíveis, para a decisão de compra do consumidor.
De forma a ser estudado o impacto das inovações de métodos de pagamento para as
empresas foi realizado um questionário a uma amostra da população portuguesa. Os resultados
obtidos permitiram obter do ponto vista do utilizador a sua visão em relação aos métodos de
pagamento, e assim tirar algumas conclusões dos possíveis impactos para as empresas. Nesta
investigação é analisado o impacto das motivações de compra, experiência de compra e a
complementaridade entre canais de modo a melhor entender a reação face aos sistemas de
pagamento do consumidor português.
Numa amostra de 339 inquiridos, os resultados obtidos demonstram que a idade é o fator
demográfico que mais influencia a utilização de sistemas de pagamento digitais e confirmam o
impacto positivo das inovações em sistemas de pagamento.
As conclusões retiradas desta dissertação contribuem para o entendimento teórico e prático
em torno deste fator de decisão de compra e da importância da inovação nos sistemas de
pagamento.
en
Payment systems have been becoming more attractive in the national and international
panorama, but especially in these last months due to the Covid-19 pandemic which has been a
catalyst for innovation of digital payment systems.
With the aim of exploring this topic, the objective of this study is to analyze, firstly, the
impact of innovations in payment methods and then to assess whether the demographic profile
influences the use of payment systems and to understand the importance of available payment
methods for the consumer's purchase decision.
In order to study the impact of payment method innovations for companies, a survey was
conducted with a sample of the Portuguese population. The results collected allowed to obtain,
from the user's point of view, their vision in relation to payment methods, and thus to draw
some conclusions about the possible impacts for companies. In this investigation is analyzed
the impact of motivations of purchase, the buying experience and the complementarity between
channels, in order to understand clearly the Portuguese consumer's reaction to payment systems.
In a sample of 339 respondents, the results obtained demonstrate that age is the
demographic factor that most influences the use of digital payment systems and confirm the
positive impact of innovations in payment systems.
The conclusions drawn from this dissertation contribute to the theoretical and practical
understanding around this purchasing decision factor and the importance of innovation in
payment systems.