Teses e dissertações

Mestrado
Administração Pública
Título

Motivação no atendimento ao público no SEF

Autor
Gonçalves, Maria de Fátima Pires Pereira
Resumo
pt
O principal objetivo deste trabalho-projeto é analisar os fatores de motivação dos trabalhadores do SEF que desempenham funções no atendimento ao público. Embora o universo destes trabalhadores seja muito reduzido, são fundamentais para o desempenho das funções do SEF. Para um serviço de excelência é crucial compreendermos o que leva os trabalhadores a estarem motivados. Este é o primeiro estudo sobre a motivação destes trabalhadores em específico. Para analisar este tema o trabalho-projeto inclui também uma análise empírica de caráter quantitativa sobre o estudo de caso. Através da análise de teorias da motivação, pelos seus valores intrínsecos como a segurança no trabalho e pelos valores extrínsecos como as tecnologias e os espaços físicos onde se trabalha, verificamos que os indivíduos procuram através do seu trabalho melhorar as suas potencialidades, e à medida que o trabalho no setor público satisfaz as suas necessidades, a motivação destes fica mais evidente. A metodologia aplicada foi uma análise quantitativa através de um inquérito junto destes trabalhadores, complementada com métodos qualitativos referentes à consulta de artigos, livros e relatórios. Conclui-se que a principal motivação destes trabalhadores é o seu sentido de missão, contudo a segurança no trabalho tem também grande influência na motivação para os fixar no SEF. Pretende-se apresentar algumas sugestões para melhorar a motivação de todos em geral, e cada um em particular, que aqui desempenha funções, sempre sob a orientação do seu superior hierárquico, seguindo as diretivas da Direção Nacional.
en
The main objective of this project-work is to analyse the motivation factors of the SEF workers who perform public service functions. Although the universe of these workers is very small, they are fundamental to the performance of SEF's functions. For a service of excellence, it is vital that we understand what leads workers to be motivated. This is the first study on the motivation of these workers in specific. To analyse this theme the project work also includes an empirical analysis of a quantitative nature on the case study. Through the analysis of theories of motivation, by its intrinsic values such as job security and extrinsic values such as technologies and physical spaces where one works, we see that individuals seek, through their work, to improve their abilities, and as the work in the public sector meets their needs, their motivation becomes more evident. The methodology applied was a quantitative analysis through a survey among these workers, complemented with qualitative methods referring to the consultation of articles, books and reports. It can be concluded that the main motivation of these workers is their sense of mission, however job security also has a great influence on their motivation to stay at SEF. It is intended to present some suggestions to improve the motivation of all in general, and each one in particular, who performs duties here, always under the guidance of their hierarchical superior, following the directives of the National Directorate.

Palavras-chave

Motivação
Motivation
Liderança
Leadership
Administração pública -- Public administration
Atendimento ao público
Serviço público -- Public service

Acesso

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