Título
Simplificação da comunicação administrativa: um projeto para o Instituto da Segurança Social, IP
Autor
Castro, Elsa Marlene da Costa
Resumo
pt
Numa sociedade cada vez mais complexa e globalizada, a questão da comunicação entre
Administração e cidadão assume uma importância fulcral.
A simplificação da linguagem administrativa afirma-se, cada vez mais, como um ponto
essencial para assegurar o exercício pleno da cidadania, enquanto pedra de toque do
sistema democrático. Só compreendendo a informação que lhe é transmitida é que o
cidadão poderá participar ativamente na sociedade e fazer valer os seus direitos.
O Instituto da Segurança Social, IP tem trabalhado no sentido de simplificar e
aperfeiçoar os seus suportes externos de comunicação, como formulários, no entanto, ainda
não existe uma uniformização de todos os documentos, como os ofícios, que são redigidos
de acordo com a sensibilidade do técnico, tendo como resultado textos complexos e
tecnicistas, que não são acessíveis ao cidadão comum. Considerando a amplitude do
público que acede aos seus serviços, abrangendo praticamente toda a população, e a sua
área de atuação, vital num Estado Social e ainda mais na realidade sócio-económica em
que vivemos, o Instituto da Segurança Social, IP adquire uma importância fundamental na
vida dos cidadãos e empresas, reforçando a necessidade da sua comunicação ser clara e
eficaz.
Pretende-se, assim, analisar as notícias disponíveis no sítio da internet da Segurança
Social, importantes para os cidadãos, por forma a aferir a clareza do seu discurso e
perceber quais os problemas existentes na mensagem que interferem na sua legibilidade e,
por fim, propor uma ferramenta de apoio para os técnicos que redigem os suportes de
informação, uma lista de verificação, que tornaria os documentos do Instituto da Segurança
Social, IP mais claros e acessíveis a todos os cidadãos.
en
In an increasingly complex and globalized society, the issue of communication between
administration and citizens has great importance.
The simplification of administrative language states as a key point to ensure the full
exercise of citizenship as the touchstone of the democratic system. Only by understanding
the information that is conveyed by Administration, the citizens can actively participate in
society and assert their rights.
The Social Security Institute has been working to simplify and improve their external
communication media, such as forms, however, there is still no standardization of all
documents, such as letters, which are written according to the technician’s sensitivity,
resulting in complex and technical texts, which are not accessible to the ordinary citizen.
Considering the extent of public accessing their services, covering virtually the entire
population, and its operation area, the Social Security Institute has a fundamental importance
in the lives of citizens and businesses, reinforcing the need of clear and effective
communication.
It is intended, therefore, to analyze the news available on the website of Social
Security, important to the citizens, in order to assess the clarity of his speech and realize
what problems exists in the message that interfere with its readability and finally propose a
support tool for technicians who write media information, a checklist, which would make the
documents clearer and more accessible to all citizens.