Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia das Emoções
Título

Primação subliminar: uma ferramenta capaz de determinar o comportamento de escolha do consumidor?

Autor
Silva, José Fernando Morais da
Resumo
pt
Muito se tem escrito sobre a existência de mensagens subliminares nos anúncios publicitários e propaganda política bem como as consequências da sua eficácia nos públicos a que se destinam. De forma premeditada ou não ela é uma realidade criando uma apreensão social pelo sentimento de subjugação a uma eventual manipulação da nossa vontade. O nosso trabalho teve a pretensão de ajudar a esclarecer o que está para além do senso comum. Realizamos uma experiência onde sujeitamos os participantes a várias sessões de cinema e medimos o seu comportamento após terem sido sujeitos à presença de um estímulo subliminar. Os resultados indicam que os efeitos da persuasão subliminar não foram eficazes, não havendo preferência pela escolha da marca apresentada de forma subliminar.
en
Much has been written about the existence of subliminal messages in advertising and political propaganda as well as the consequences of its efficacy in the intended audiences. Premeditated or not it is a reality by creating a feeling of apprehension social subjugation to a possible manipulation of our will. Our study had the pretension to help clarify what is beyond common sense. We conducted an experiment where we subject the participants to various film sessions and measured their behaviours after subjected to the presence of a subliminal stimulus. The results indicate that the effects of subliminal persuasion were not effective, with no preference for selecting the mark displayed subliminally.

Data

22-mai-2014

Palavras-chave

Primação
Subliminar
Estímulo
Priming
Subliminal
Stimulus
Persuasão -- Persuasion

Acesso

Acesso livre

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