Título
Primação subliminar: uma ferramenta capaz de determinar o comportamento de escolha do consumidor?
Autor
Silva, José Fernando Morais da
Resumo
pt
Muito se tem escrito sobre a existência de mensagens subliminares nos anúncios publicitários
e propaganda política bem como as consequências da sua eficácia nos públicos a que se
destinam. De forma premeditada ou não ela é uma realidade criando uma apreensão social
pelo sentimento de subjugação a uma eventual manipulação da nossa vontade.
O nosso trabalho teve a pretensão de ajudar a esclarecer o que está para além do senso
comum. Realizamos uma experiência onde sujeitamos os participantes a várias sessões de
cinema e medimos o seu comportamento após terem sido sujeitos à presença de um estímulo
subliminar. Os resultados indicam que os efeitos da persuasão subliminar não foram eficazes,
não havendo preferência pela escolha da marca apresentada de forma subliminar.
en
Much has been written about the existence of subliminal messages in advertising and political
propaganda as well as the consequences of its efficacy in the intended audiences.
Premeditated or not it is a reality by creating a feeling of apprehension social subjugation to a
possible manipulation of our will.
Our study had the pretension to help clarify what is beyond common sense. We conducted an
experiment where we subject the participants to various film sessions and measured their
behaviours after subjected to the presence of a subliminal stimulus. The results indicate that
the effects of subliminal persuasion were not effective, with no preference for selecting the
mark displayed subliminally.