Título
Portugal as a culinary tourism destination: Determinants of revisit and recommendation
Autor
Heriana, Wienda
Resumo
pt
Portugal possui muitos restaurantes com estrelas Michelin e produz muitos vinhos premiados. Caracterizado também por ser rico em gastronomia, é de grande importância determinar os factores que influenciam as pessoas para revisitar e recomendar Portugal como destino de turístico culinário. Este estudo está a utilizar um método quantitativo. Um questionário foi preenchido por pessoas que já estiveram em Portugal ou estão actualmente em Portugal e viajam pelo país para experimentar a cozinha portuguesa. Foram obtidas um total de 314 respostas. Os dados foram analisados utilizando estatísticas descritivas e testes de hipóteses, nomeadamente o teste t para duas amostras independentes. Para testar as relações do modelo conceptual, foram realizadas análises de correlação. Os resultados mostram que os turistas nacionais e internacionais, na sua maioria, experimentam o turismo gastronómico de forma diferente e os inquiridos normalmente concordam com todos os itens. Todas as hipóteses são verificadas excepto a relação entre neofilia e novidade. O estudo revelou que a experiência do turismo gastronómico local tem relações com a cultura alimentar local, autenticidade, prestígio, e interacção social. Da mesma forma, a satisfação tem um impacto positivo na intenção dos turistas de revisitar e recomendar.
en
Portugal is a country with many Michelin-starred restaurants and produces many award-wining wines. With the rich gastronomical aspects that Portugal has, it is worth determining the factors that influence people to revisit and recommend Portugal as a culinary tourism destination. This study is using quantitative method. A questionnaire was filled out by people who have been to Portugal or are currently in Portugal and travel around the country to experience the cuisine. A total of 314 responses were obtained. Data was analysed using descriptive statistics and hypothesis tests, namely the independent t-test. To test the hypotheses model relationships, correlation analyses were conducted. Results show that domestic and international tourists mostly experience food tourism differently and respondents typically agree with all the items. All of the hypotheses are verified except the relationship between neophilia and novelty. The study revealed that local food tourism experience has relationships with local food culture, authenticity, prestige, and social interaction. Likewise, satisfaction positively impacts tourists’ intention to revisit and recommend.