Título
Key success elements of a creative city: Lisbon as an emerging creative milieu
Autor
Huseynzade, Emil
Resumo
pt
O crescente interesse da investigação sobre a criatividade nas cidades está a par com a relevância que a criatividade assume no desenvolvimento das políticas urbanas e locais. A noção de criatividade urbana tem sido amplamente debatida e progressivamente integrada nas práticas urbanas tendo como objetivo a sustentabilidade econômica das cidades, e especificamente a capacidade das áreas urbanas em competir globalmente. Com o objetivo de desenvolver as melhores estratégias de planeamento urbano, as cidades têm procurado as melhores soluções e, em muitos casos, responder as questões urbanas existentes.
A investigação incide sobre o conhecimento teórico e principais elementos que qualquer cidade deve adotar para ser considerada uma cidade criativa. No entanto, a literatura acadêmica carece de implicações práticas sobre como esses elementos são implementados, as estratégias locais como por exemplos em cidades especificas. Neste trabalho de investigação foram identificados os principais fatores críticos de sucesso das cidades e como estes fatores são aplicados em Lisboa como meio criativo. Foram entrevistados 13 indivíduos de organizações culturais públicas e privadas e o texto foi analisados por meio do softwareLeximancer. Os resultados mostram que embora o ambiente criativo de Lisboa esteja a desenvolver-se e tenha muitas vantagens para os criativos, nenhum dos elementos faz parte de um plano estratégico urbano. Este estudo contribui para a literatura acadêmica na implementação de elementos comuns às cidades criativas e sugere recomendações e formulação de políticas culturais.
en
The ongoing interest in the research of creative cities follows the recognition of the importance of creativity in urban development and local policies. Creative city notion has been widely debated and progressively integrated into urban practice targeting cities’ economic sustainability, and specifically the capability of urban areas to compete globally. In order to develop the best urban planning strategies, cities have been massively seeking the best solutions, and in many cases, with the aim to ‘stopgap’ for existing urban issues.
Researchers provide theoretical knowledge on key elements that any city must adopt to be considered creative. However, the academic literature lacks practical implications for implementing these elements into local strategies in individual city examples. This dissertation's objectives were to identify the key success elements of creative cities and investigate how they are applied in Lisbon’s case study as a creative milieu. Thirteen representatives from public and private cultural institutions were interviewed, and the data was processed using the software Leximancer. The results demonstrate that although the creative environment of Lisbon is developing and has many advantages for creative people, none of the elements is part of sophisticated urban strategic planning. This current study contributes to the academic literature on the geography-based application of creative city elements and suggests future recommendations for formulating cultural policies.