Teses e dissertações

Doutoramento
Gestão
Título

Gerir hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para Stakeholders: A terceira vaga

Autor
Vieira, Rui José Capaleve
Resumo
pt
Desde a constituição do Serviço Nacional de Saúde (SNS) foram sendo utilizadas diversas metodologias de gestão, tendo como objetivo colocar à disposição da população todos os serviços de saúde necessários, com a melhor qualidade possível, e racionalização dos recursos. No entanto, decorridos 42 anos desde a constituição do SNS encontramo-nos atualmente perante uma população de profissionais hospitalares, desmotivados e que permanentemente abandonam o exercício de funções hospitalares e por vezes o próprio SNS. Também os utentes por seu lado, na generalidade apresentam diversas queixas destes serviços, onde frequentemente são sujeitos a longas esperas pelos atos médicos, serviços burocráticos e pouco amigáveis, e cada vez mais conflitos com os profissionais. Ambos os stakeholders se sentem desvalorizados, no entanto nesta relação os utentes são considerados o elo mais fraco uma vez que não dispõem de poder para reivindicar melhores cuidados, já por sua vez os profissionais estão muito bem organizados em estruturas corporativas que os representam enquanto classe profissional. Perante este cenário foi utilizada a teoria dos stakeholders de Edward Freeman, como ponto de partida para avaliar em que medida a mesma pode promover a melhoria do sistema de gestão. Verificou-se na generalidade que as expetativas e desejos tanto dos utentes como dos profissionais, e o modo como idealmente gostariam que os serviços funcionassem, estão completamente de acordo com as metodologias preconizadas pelo modelo de gestão por stakeholders. Por este motivo a adoção deste modelo poderia ter um impacto positivo em todos os stakeholders envolvidos e melhorar o desempenho das instituições hospitalares.
en
Since the establishment of the National Health Service (SNS) several management methodologies were used, with the goal of making available to the population all the necessary health services, with the best possible quality, and rationalization of resources. However, 42 years after the establishment of the SNS, we are currently faced with a population of unmotivated hospital professionals, who permanently abandon the exercise of hospital functions and sometimes the SNS itself. On the patients’ side, they often present several complaints of these services, where they are often subject to long waits for medical acts, bureaucratic, unfriendly services, and increasingly conflicts with professionals. Both stakeholders feel devalued, however in this relationship, patients are considered the weakest link, since they do not have the power to claim better care, while in turn, the professionals are very well organized in corporate structures, that represent them as a professional class. Considering this scenario, was used the theory of the stakeholders of Edward Freeman, as a starting point to evaluate the extent to which it can promote the improvement of the management system. It was found that in general the expectations and desires of patients and professionals, and the way they would ideally like the services to work, are completely in accordance with the methodologies advocated by the stakeholder management model. For this reason the adoption of this management model could have a positive impact on all the stakeholders involved, and improving the performance of the hospital institutions.

Data

22-nov-2022

Palavras-chave

Management
Stakeholders
Hospital

Acesso

Acesso livre

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