Título
From physical to digital: How Non-Fungible Tokens enable brands to legitimate products’ value in the counterfeit fight
Autor
Uribe, Camilo Henao
Resumo
pt
Desde o surgimento do comércio, as marcas têm partilhado quota do mercado com as suas
falsificações. Os elementos físicos que determinam uma marca no mercado, como nome, cores,
e inclusive atributos mais inerentes, como a qualidade e o desenho, têm sido deliberadamente
subtraídos e copiados. Na medida que os processos de manufatura melhoram, para criar produtos
melhores e de melhor qualidade, igualmente a facilidade e qualidade das falsificações melhora,
criando maior confusão no consumidor no relacionado à autenticidade dos artigos. Como o
conflito contra as falsificações é tão antigo como o comércio, diferentes estratégias têm sido
utilizadas para enfrentar o problema, e até a data nenhuma tem concluído a luta. Embora as
soluções baseadas em Blockchain para combater as falsificações estejam ainda numa etapa
muito prematura, o objetivo deste estudo é investigar os efeitos na perceção de valor e as
intenções de compra dos produtos certificados pela aplicação do Blockchain chamada Non-
Fungible Tokens (NFT). Através da aplicação da Teoria do Comportamento Planeado foi
possível explorar as oportunidades de aplicar esta nova tecnologia no combate às falsificações.
Os resultados mostram que as atitudes e as crenças comportamentais podem levar à aceitação
dos NFT, no entanto a opinião dos outros tem um papel fundamental na intenção de compra.
Enquanto as marcas se estão a adaptar ao novo modelo digital e o retalho começa a explorar
integrações no mundo digital, o presente estudo mostra o potencial das novas soluções digitais.
en
Since commerce has existed, brands have shared a quota of the market with their counterfeits.
Physical elements that differentiate brands in the marketplace, such as name, shape, color, and
even more intrinsic attributes like quality and design, have been deliberately stolen, seized, and
copied. As manufacturing processes advance to create better quality products, so does the
quality and ease of counterfeiting, making consumer question its authenticity. Within the last
developments in cryptography and encryption, Blockchain solutions have been used to tackle
counterfeits. However, they are still in early adoption. Therefore, the aim of this study was to
investigate the effects on the value’s perception, and the buying intention of products endorsed
by a Blockchain application defined as Non-Fungible Tokens (NFT). The Theory of Planed
Behavior was used to explain the intentions and assess the opportunity of implementing this
new technology in the counterfeit fight. The results show that attitudes and behavioral Beliefs
can lead to the acceptance of NFTs. However, the opinion of others plays the most determining
factor in the buying intention. As brands make a shift to digital content and retail starts its path
towards digital integration, the present study shows the potential of new digital solutions within
physical applications.