Teses e dissertações

Mestrado
Marketing
Título

From physical to digital: How Non-Fungible Tokens enable brands to legitimate products’ value in the counterfeit fight

Autor
Uribe, Camilo Henao
Resumo
pt
Desde o surgimento do comércio, as marcas têm partilhado quota do mercado com as suas falsificações. Os elementos físicos que determinam uma marca no mercado, como nome, cores, e inclusive atributos mais inerentes, como a qualidade e o desenho, têm sido deliberadamente subtraídos e copiados. Na medida que os processos de manufatura melhoram, para criar produtos melhores e de melhor qualidade, igualmente a facilidade e qualidade das falsificações melhora, criando maior confusão no consumidor no relacionado à autenticidade dos artigos. Como o conflito contra as falsificações é tão antigo como o comércio, diferentes estratégias têm sido utilizadas para enfrentar o problema, e até a data nenhuma tem concluído a luta. Embora as soluções baseadas em Blockchain para combater as falsificações estejam ainda numa etapa muito prematura, o objetivo deste estudo é investigar os efeitos na perceção de valor e as intenções de compra dos produtos certificados pela aplicação do Blockchain chamada Non- Fungible Tokens (NFT). Através da aplicação da Teoria do Comportamento Planeado foi possível explorar as oportunidades de aplicar esta nova tecnologia no combate às falsificações. Os resultados mostram que as atitudes e as crenças comportamentais podem levar à aceitação dos NFT, no entanto a opinião dos outros tem um papel fundamental na intenção de compra. Enquanto as marcas se estão a adaptar ao novo modelo digital e o retalho começa a explorar integrações no mundo digital, o presente estudo mostra o potencial das novas soluções digitais.
en
Since commerce has existed, brands have shared a quota of the market with their counterfeits. Physical elements that differentiate brands in the marketplace, such as name, shape, color, and even more intrinsic attributes like quality and design, have been deliberately stolen, seized, and copied. As manufacturing processes advance to create better quality products, so does the quality and ease of counterfeiting, making consumer question its authenticity. Within the last developments in cryptography and encryption, Blockchain solutions have been used to tackle counterfeits. However, they are still in early adoption. Therefore, the aim of this study was to investigate the effects on the value’s perception, and the buying intention of products endorsed by a Blockchain application defined as Non-Fungible Tokens (NFT). The Theory of Planed Behavior was used to explain the intentions and assess the opportunity of implementing this new technology in the counterfeit fight. The results show that attitudes and behavioral Beliefs can lead to the acceptance of NFTs. However, the opinion of others plays the most determining factor in the buying intention. As brands make a shift to digital content and retail starts its path towards digital integration, the present study shows the potential of new digital solutions within physical applications.

Palavras-chave

Marca
Brand
Autenticidade
Blockchain
Certificação -- Certification
Counterfeit
Product authenticity
Non-Fungible Tokens
Falsificações

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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