Título
A instrumentalização das tecnologias emergentes e disruptivas na área da defesa por parte de atores internacionais: O caso da cooperação entre a NATO e a União Europeia
Autor
Moreira, Bruno Filipe Ribeiro
Resumo
pt
O objetivo deste estudo é compreender a relação e a importância que as Tecnologias Emergentes e Disruptivas (EDTs) representam para as Estratégias de Segurança e Defesa da NATO e da UE, através de uma análise a diversos documentos oficiais de ambas as organizações. Para tal, propus duas hipóteses para esta questão, concluindo que as estratégias de Segurança e Defesa da NATO e da UE servem como catalisadores na mudança de paradigma em torno do uso das EDTs, por parte destes atores internacionais.
en
The aim of this study is to understand the relationship and importance that Emerging and Disruptive Technologies (EDTs) represent for NATO and EU Security and Defence Strategies, through an analysis of various official documents from both organisations. To this end, I have proposed two hypotheses for this issue, concluding that NATO and EU Security and Defence strategies serve as catalysts in the paradigm shift around the use of EDTs by these international actors.