Título
Elaboração de um balanced scorecard para start-ups
Autor
Gonçalves, Tiago António Romano
Resumo
pt
O universo empresarial em Portugal é fundamentalmente constituído por empresas de
pequena e média dimensão. Com a atual conjuntura económica e derivado de uma mudança
de paradigma que se começa a verificar na cultura empresarial portuguesa, tem-se assistido a
um cada vez maior esforço de empreendedorismo, o qual se tem traduzido no surgimento de
um número crescente de Start-Ups em Portugal.
As características estruturais e muito específicas das Start-Ups, das quais se destacam a sua
reduzida dimensão, escassez de recursos, atuação numa envolvente de elevada incerteza e a
extrema dependência ao nível dos seus próprios empreendedores e respetivos stakeholders,
conjugadas com a forte concorrência do mercado global, levam a que haja uma forte
necessidade de orientação estratégica, bem como uma capacidade de reporting e de avaliação
e monitorização da performance, nestas organizações.
Através do estudo de caso e da análise realizada no presente trabalho, foi possível concluir
que o Balanced Scorecard representa uma solução para grande parte das dificuldades
enfrentadas pelas Start-Ups.
Para esse efeito, foi definida uma matriz do framework do ciclo de gestão estratégica que se
materializa e interliga com a ferramenta do Balanced Scorecard e que poderá ser aplicada, de
forma transversal, a qualquer Start-Up, tendo contudo, que se ter sempre em conta que
existem determinadas especificidades relativas a cada negócio que implicam uma ponderação,
caso a caso, de eventuais ajustamentos à metodologia do Balanced Scorecard numa Start-Up.
Da análise realizada, foi possível constatar uma recetividade das Start-Ups quanto à
implementação de uma ferramenta de gestão estratégica e operacional como o Balanced
Scorecard, embora exista uma perceção empírica de que haverá sempre uma maior
adaptabilidade deste instrumento de gestão nas situações em que essas empresas já tenham
uma estrutura organizacional com algum nível de complexidade.
en
Small and medium enterprises represent the majority of the Portuguese firms. With the
current economic situation and with the recent changes verified over the Portuguese business
culture mind-set, a new entrepreneurship level has been achieved and as a consequence, a
growing number of Start-Ups are emerging in Portugal.
Start-Up companies present very specific and structural characteristics, namely a small size,
limited resources and misconception of performance measurement processes. They also
compete in continuously changing environments and are not only extremely dependent on
their entrepreneurs, but also exposed to their stakeholders (namely their shareholders). This,
combined with their limited abilities, demands a strong need for strategic guidance, reporting
skills as well as with monitoring and performance management evaluation on these
organizations.
The case study and the analysis conducted during the work performed show that the Balanced
Scorecard contains a solution to most of the challenges faced by Start-Ups.
As a result, the current work has defined a matrix framework of the strategy management
cycle for Start-Ups that materializes the Balanced Scorecard just as in a tailor-made way.
Nevertheless, one must always take into consideration that there are certain specificities for
each particular business which impacts the correct feasibility of implementing a management
tool such as the Balanced Scorecard.
From the analysis made, we verified the willingness of Portuguese Start-Ups on the
implementation of a management system for strategic and operational measurement such as
the Balanced Scorecard, although there is an empirical perception that there will be a higher
implementation success on that management system in organizational structures with some
level of complexity.