Título
Determinantes da intenção de compra online dos consumidores
Autor
Branquinho, Pedro Miguel Lopes
Resumo
pt
A elaboração deste estudo procurou identificar as principais variáveis que influenciam a
intenção de compra online por parte dos consumidores, este que é um canal em constante
crescimento. Mais detalhadamente foram analisadas, em termos de relevância para a intenção
de compra, a confiança, o design, a proposta de valor, a entrega, a proteção e garantia e por
último os métodos de pagamento.
A recolha de dados foi efetuada através de um questionário anónimo disponibilizado online
e ao qual responderam 182 indivíduos. Este questionário incluiu várias questões que permitiram
avaliar o impacto das variáveis indicadas. Os resultados obtidos evidenciaram a relevância da
confiança, da proposta de valor e do pagamento para a intenção de compra, sendo que esta foi
medida através do valor gasto em compras online nos últimos três meses. Os resultados do
estudo também demonstraram o diferente impacto das variáveis nos consumidores com idade
igual ou inferior a 25 anos em relação aos restantes das faixas etárias superiores. Nestes casos,
ficou evidenciado que a proposta de valor tem impacto na intenção de compra dos
consumidores mais novos e as diferentes formas de pagamento impactam a intenção das faixas
etárias superiores.
en
The elaboration of this study allowed to identify the main variables that influence consumers
online purchase intention. In more detail, they were analyzed for purchase intent, trust, design,
value proposition, delivery, protection and guarantee, and finally, payment methods.
Data collection was carried out through an anonymous questionnaire available online with
182 responses. This questionnaire included several questions that made it possible to assess the
impact of the indicated variables. The results showed the relevance of trust, value propositions
and payment methods for purchase intention, which was measured through the amount spent
on online purchases in the last three months. The results also showed the different impact on
consumers aged 25 years or less compared to the rest of the older age groups. In these cases, it
was evident that the value proposition has an impact on the purchase intention of younger
consumers and the different forms of payment impact the intention of older age groups.