Título
A vivência em estúdio de artista: Uma abordagem entre as questões de produção e do mundo da arte
Autor
Sá, Marquesa Giraud de
Resumo
pt
Este relatório de estágio curricular teve como objetivo a integração e consolidação dos
conhecimentos adquiridos na Licenciatura e no Mestrado. O estágio foi desenvolvido em
contexto da prática do dia-a-dia - num estúdio dedicado à produção de obras de arte – e esta
organizado em dois capítulos: o primeiro de conteúdo teórico e o segundo focado na experiência
profissional.
No primeiro capítulo começa-se por fazer um enquadramento nos Mercados da Arte,
um apontamento sobre o tema dos estúdios de artistas e a transformação destes. Seguidamente,
procede-se a uma introdução sobre a artista com a caracterização das obras dando como
exemplo alguns trabalhos-chave. De forma a concluir a parte teórica, faz-se uma descrição do
percurso pelos diferentes estúdio que a artista teve até ao atual, local onde o estágio foi
desenvolvido. Nesta última parte consta, também, a análise da forma como o estúdio está
organizado e a sua relação com o princípio do modelo proposto por Mintzberg.
O segundo capítulo está dedicado, somente, às atividades e aprendizagens
desenvolvidas ao longo do estágio dividindo-se, em duas partes: na primeira parte, encontramos
a descrição das etapas necessárias para organizar uma exposição; e na segunda parte
encontramos a descrição de um momento particular decorrido no período de estágio que se
caracteriza pelo acompanhamento da montagem da escultura a Caixa para Guardar o Vazio,
que decorreu na Guarda.
Neste relatório conta, também, o registo de uma entrevista feita à artista Fernanda
Fragateiro de modo a ficar presente, alguns dos conhecimentos adquiridos na vivência no
estúdio.
en
This curricular internship report aimes at integrating and consolidating the knowledge
acquired in the Bachelor's degree, but in the Master's as well, in the context of day-to-day
practice, in a studio dedicated to the production of works of art. It is organized in two parts: the
first part of theoretical content and the second part focused on the internship.
In the first chapter, I begin by framing the Art Markets and, secondly, the introduction
of the theme of artists’ studios and their transformation. Then there is an introduction about the
artist with the characterization of the works, giving examples of some key works. Finally, in
order to conclude the first chapter, I describe the journey through the different studios that the
artist had until the current studio where I developed the internship. In this last part I also analyze
how this studio is organized according to the principle of the model proposed by Mintzberg.
The second chapter, dedicated only to the activities and learning developed over the
internship, is divided into two parts: in the first part, a description of the necessary steps to
organize an exhibition. In the second part, we find a description of a particular moment that
took place during the internship period, which is characterized by the monitoring of the
assembly of the sculpture Caixa para Guardar o Vazio, which took place in Guarda.
This report also includes a written interview with the artist, in order to present some of
the knowledge acquired in the studio.