Título
How can intelligent systems enhance football clubs’ operations: Financial ratio analysis and survey
Autor
Fardilha, Filipe Miguel Carreira
Resumo
pt
Com o desenvolvimento do processo de profissionalização do desporto mais popular do mundo –
futebol – os clubes estão a contemplar novas perspetivas de alcançar o sucesso nas quatro linhas. O
desporto a este nível, já não é visto como recreativo ou para fins de lazer, mas sim considerado e gerido
como um negócio multimilionário.
Como tal, os órgãos de gestão dos clubes profissionais, são obrigados a encontrar novas formas
de gerar valor e ganhar vantagens competitivas sobre os seus rivais, caso contrário, arriscam-se a
condenar organizações com centenas de anos de história e que tanto significado têm para milhões de
pessoas em todo o mundo o mundo.
Nesta procura pela superioridade em relação aos seus pares, tem aumentado o uso e o
investimento na temática do século – os Sistemas Inteligentes. A adoção de práticas de IA em
diferentes áreas de uma empresa tem vindo a mostrar-se crucial para alcançar a tão desejável
vantagem competitiva, sendo que a indústria do futebol não é exceção a esse fenómeno.
É neste contexto que esta dissertação pretende responder à questão: Como podem os Sistemas
Inteligentes melhorar as operações dos Clubes de Futebol?
De forma a atingir o objetivo proposto, foram utilizados dados dos relatórios anuais dos clubes de
futebol selecionados e será realizada uma análise de rácios financeiros de forma a serem identificadas
as principais características destes negócios. De seguida, será analisado um questionário de pesquisa
de mercado sobre a viabilidade de aplicação de práticas de Inteligência Artificial do ponto de vista do
espetador e serão tiradas as devidas conclusões.
Após o desenvolvimento do processo descrito, foi possível concluir que o negócio do futebol tem
características bastante peculiares e nada favoráveis em termos financeiros, na medida em que
apresenta receitas operacionais nitidamente instáveis, aliadas a baixos índices de liquidez,
rentabilidade e solvência. Neste sentido, conclui-se que a aplicação de Sistemas Inteligentes, contribui
para melhorar as operações dos clubes, nomeadamente na mitigação da volatilidade das receitas
operacionais e na melhoria das operações relacionadas com o a atração de adeptos – o principal
agente que movimenta o ecossistema que é o negócio do futebol.
en
With the growing process of professionalization in the world’s most popular sport – football - clubs are
changing their perspectives on how to attain success on the field. No longer is sport at this level viewed
as recreational or for leisure purposes, but instead regarded and managed as multimillion euro
businesses.
As such, the management bodies of professional European football clubs, are obligated to find
new ways of generating value and gain competitive advantage over their rivals, or risk condemning
organizations with hundreds of years of history and with so much sentimental meaning to millions of
fans around the world.
In this quest to attain superiority over their peers, there has been an increase in the use and
investment on the thematic of the century – Intelligent Systems. The embrace of AI practices in
different fields of a company, have been proven to be crucial in order to attain the so desirable
competitive advantage and the football industry is no exception to this phenomenon.
It is in this context, that this dissertation intends to answer the question: How can Intelligent
Systems Enhance Football Clubs Operations?
In order to achieve the objective of this paper, there will be used data from the annual reports of
the selected football clubs and shall be conducted a ratio analysis so that the main characteristics of
these businesses are identified. Then, a research questionnaire about the viability of applying Artificial
intelligence practices, from the fan point of view, will be analyzed and conclusions shall be drawn
accordingly.
After the development of the aforementioned process, it was possible to conclude that the
football business has very peculiar characteristics in financial terms, as it presents clearly unstable
operating revenues, combined with low liquidity, profitability and solvency ratios. In this regard, it is
concluded that the application of Intelligent Systems contributes to improving club operations, namely
in mitigating the volatility of operational revenue and in improving operations related media and fan
engagement - the main agent that drives the ecosystem that is the football business.