Título
Mulheres nas direções escolares na Guiné-Bissau: recursos e obstáculos enfrentados
Autor
Monteiro, Noemia Armando
Resumo
pt
O presente estudo versa sobre mulheres na administração escolar guineense, os recursos
e os obstáculos no seu acesso. As questões de pesquisa que norteiam este trabalho são as
seguintes: Que meios, impedimentos e desafios existem ao cargo de diretor? Qual é o
peso/relevância de mulheres nas direções das escolas do país? Que obstáculos
condicionam o acesso de mulheres à posição de direção escolar? Definiu-se como
objetivo central, analisar as representações sobre o acesso e o desempenho das mulheres
nas direções das escolas. Identificar os obstáculos a esse acesso por parte das mulheres.
Recorremos ao método qualitativo, materializando-se pela realização de entrevistas
semiestruturadas, com uma amostra de 18 diretores, dentre os quais, 10 mulheres; 8
escolas principais mereceram nossa análise sobre a dimensão das mulheres nestas
instituições. A investigação analisa a predominância dos homens nas direções de oito
escolas pesquisadas, em geral, nas escolas da capital guineense, tendo em conta a
resistência à igualdade de género, reproduções culturais, estereótipos, família, política,
falta de um investimento sério na educação e capacitação das mulheres, da própria
sociedade sobre o lugar da mulher, os meios e obstáculos são múltiplos , que se traduzem
no afastamento das mulheres nas direções escolares, principalmente, das organizações de
ensino secundário.
en
The present study deals with women in Guinean school administration, the resources and
obstacles in their access. The research questions that guide this work are the following:
What means, impediments and challenges exist for the position of director? What is the
weight/relevance of women in school boards in the country? What obstacles condition
women's access to school management positions? It was defined as a central objective, to
analyse the representations about the access and performance of women in the
management of schools. Identify obstacles to this access by women. We resorted to the
qualitative method, materializing through semi-structured interviews, with a sample of 18
directors, including 10 women; 8 main schools deserved our analysis on the dimension
of women in these institutions. The investigation analyses the predominance of men in
the management of eight schools surveyed, in general, in the schools of the Guinean
capital, taking into account the resistance to gender equality, cultural reproductions,
stereotypes, family, politics, lack of serious investment in education and training of
women, of society itself about the place of women, the means and obstacles are multiple,
which translate into the removal of women from school management, mainly from
secondary education organizations.