Título
Sentiment analysis baseada em aspetos: caso de estudo Jamie’s Italian
Autor
Figueira, Joana Isabel Medeiros
Resumo
pt
Com o desenvolvimento da tecnologia, o comportamento dos consumidores
também se desenvolveu e mudou. Umas das alterações do comportamento dos
consumidores, foi a utilização das novas tecnologias para partilhar as suas experiências,
o chamado e-Word-of-Mouth, o que levou à criação de plataformas online onde o
principal objetivo é permitir aos utilizadores dar a sua opinião sobre diversos produtos ou
serviços, como hotéis, livros, restaurantes, entre outros, e consultar a opiniões de outros
utilizadores. O surgimento destas plataformas online, alterou a dinâmica de diversos
setores de negócios: o mercado de restauração não foi exceção. Existem diversos estudos
sobre a utilização deste tipo de plataformas na ótica do cliente, porém também poderão
consistir em ótimas ferramentas de trabalho para melhorar a performance dos
restaurantes. Deste modo, o objetivo principal deste trabalho é compreender como as
diferentes categorias, relacionadas com a temática da restauração, têm impacto na rating
de uma review, tendo como caso de estudo dois restaurantes do chef Jamie Oliver.
Começou-se por realizar a revisão literária, onde foram apresentados os conceitos que
serviram como base para a investigação. O segundo passo desta investigação, consistiu
na aplicação de um modelo que permitiu identificar as categorias e o sentimento associado
às mesmas, usando métodos de Text Mining. Este tipo de métodos tornou possível
entender quais as categorias que mais influenciam o rating. Através deste estudo foi
possível compreender como a utilização ferramentas de Text Mining contribuem para
análise da performance de um restaurante e apoiar na tomada de decisão Os resultados
demonstram que as categorias mencionadas são ‘food’ e ‘service’ enquanto as menos
mencionadas são ‘atmosphere’ e ‘location’. Verificou-se que todas as categorias têm
impacto no rating final, porém a categoria com maior impacto é ‘food’.
en
The technology development contributed to consumer behavior changes. One of the
changes was the use of technologies to share their experiences, as known as e-Word-of-Mouth, which led to the creation of online platforms where the main objective is allow
users to share their opinion about products or services, such as hotels, books, restaurants,
for example, and search for the others users’ opinions. The emergence of these online
platforms has changed the dynamic of business sectors, the restaurant sector it was no
exception. There are several studies about this type of platform from customer’s point of
view, but they may also consist a good tool to improve restaurants performance. The main
goal for this thesis is to understand how the different categories, related with restaurant
theme, impacts the review final rating, using two Jamie Oliver’s restaurants as a case
study. The first step was studying the literature review, introducing the basic concepts
that served as a foundation for the investigation. The second step was applied a model
that allows the categories mentioned identification and sentiment analysis through text
mining methodologies. This type of methods made it possible to understand which
categories influence the rating classification. Through this model it was revealed how
using text mining tools, to analyze the restaurant’s performance can support in decision
making. Results show that the factors most mentioned in the reviews were ‘food’ and
‘service’ and the least mentioned were ‘atmosphere’ and ‘location’ and all factos has
impact in final rating but main one is ‘food’.