Título
Challenging the colorblind curriculum: Addressing race, ethnicity, and diversity in social work education in Portugal
Autor
Scherf, Erick da Luz
Resumo
pt
A educação em Serviço Social precisa preparar alunos para práticas culturalmente sensíveis,
incluindo o ensino sobre diversidade étnico-racial. Os assistentes sociais encontrarão pessoas
de diferentes grupos raciais e étnicos, portanto, precisam lidar com racismo e discriminação na
prática do serviço social, além de reconhecer seus próprios preconceitos para melhores
intervenções. Esta investigação, portanto, avalia como a raça/etnia e a diversidade são
abordadas no currículo do Serviço Social em Portugal. A história portuguesa com o
lusotropicalismo e o daltonismo racial requer um esforço ativo contra o racismo sistêmico e à
discriminação na sociedade e na formação em Serviço Social. Um currículo desconectado
dessas questões pode perpetuar discursos normativos e a opressão sistêmica. A pesquisa
examina como o currículo reflete as experiências de populações diversas, considerando raça,
etnia, classe social, gênero e orientação sexual, entre outras características. Foram analisados
Planos de Estudos, Unidades Curriculares e foram realizadas entrevistas com Docentes de
Serviço Social em diferentes instituições de ensino. A pesquisa utilizou análise documental,
inquérito eletrônico e entrevistas semiestruturadas. O foco foi em programas de Licenciatura
em Serviço Social, requisito para a profissão em Portugal. O trabalho baseia-se em referenciais
teóricos como Interseccionalidade, Teoria Crítica da Raça e Pedagogia Antirracista. Os
resultados indicam que a maioria dos programas incorpora os temas propostos, embora com
maior ênfase na diversidade sociocultural do que em questões etnorraciais. Medidas podem ser
tomadas para garantir uma abordagem mais ousada e consistente em relação à diversidade e
discriminação, fornecendo aos alunos as ferramentas necessárias para transformar uma
sociedade ainda muito desigual e racializada.
en
Social Work education must prepare students for culturally relevant practice, which includes
teaching about race and ethnic diversity. To address racism and discrimination effectively in
social work practice, social workers need tools to recognize and overcome their own biases
while providing better interventions for diverse populations. Therefore, this research aims to
evaluate how race, ethnicity, and diversity are addressed in the social work curriculum in
Portugal. Given Portugal's history of lusotropicalism and colorblind attitudes, actively
challenging systemic racism and discrimination is crucial not only for society but also for social
work education. A colorblind curriculum could perpetuate normative discourses and systemic
oppression. This investigation examines how the curriculum reflects the experiences of diverse
populations, considering factors such as race, ethnicity, social class, gender, and sexual
orientation, among other things. The study analyzes Study Plans and Curricular Units, surveys
Social Work Faculty, and conducts interviews across different Higher Education Institutions.
The research employs document and content analysis, an online survey, and semi-structured
interviews. The focus is on Bachelor of Social Work programs, as this degree is required to
practice the profession in Portugal. The work draws on theoretical frameworks such as
Intersectionality, Critical Race Theory, and Anti-racist Education/Pedagogy. The findings
indicate that most Portuguese BSW programs cover the proposed topics and competencies,
albeit with a stronger emphasis on socio-cultural diversity rather than ethnoracial issues.
However, there is room for improvement to ensure a more robust and consistent approach to
diversity and discrimination in social work education, equipping students to navigate and
transform an unequal and racialized society.