Título
How does the consumers' perception of their body image influence their relationship with brands that promote body dissatisfaction?
Autor
Augusto, Marta Caramelo
Resumo
pt
Mercados como o da moda estão cada vez mais competitivos, pelo que é necessário que as empresas
reforcem as relações com clientes para sobreviverem. No entanto, os consumidores geralmente só
desenvolvem ligações com marcas com as quais se identificam, o que pode ser desafiante para as
marcas de moda que promovem ideais de beleza irrealistas e contribuem para a insatisfação corporal,
uma vez que a maioria das pessoas acaba por se sentir excluída pela indústria. No entanto, por ainda
não existir qualquer investigação que valide se este comportamento das marcas tem algum efeito no
desenvolvimento de relações, esta dissertação pretende colmatar esta lacuna, examinando o impacto
da promoção da insatisfação corporal, através das resultantes perceções que os clientes têm da sua
própria imagem corporal, na qualidade das relações desenvolvidas e, por sua vez, como é que essa
qualidade afecta o ódio e amor à marca.
Recorreu-se à metodologia quantitativa para a recolha e análise de dados, usado um inquérito
online baseado em artigos de diferentes autores. Os resultados indicam que quanto melhor for a
perceção que o cliente tem da sua imagem corporal, maior será a confiança, compromisso e satisfação
pelas marcas que, por sua vez, têm uma influência positiva no amor à marca e negativa no ódio à
marca, com exceção de compromisso, que influencia favoravelmente o ódio à marca. Assim, os
gestores devem reconhecer a necessidade de parar de incentivar a insatisfação corporal, pois
desenvolvem-se relações mais fortes entre os clientes e as marcas quando mais satisfeitos os clientes
estão com o seu corpo.
en
Markets such as the fashion industry are increasingly competitive, so it is necessary for companies to
strengthen relationships with their customers to survive the competition. Consumers, however,
generally only develop strong connections with brands with which they identify, which can be an
obstacle for fashion brands that promote unrealistic beauty ideals and contribute to body
dissatisfaction, since most people end up feeling excluded by the industry. However, no research has
been done to determine whether brands’ promotion of body dissatisfaction has any effect on the
development of customer relationships. Thus, this dissertation aims to fill this gap by examining the
effects of fashion brands' promotion of body dissatisfaction, by accessing whether the resulting
customers’ perceptions of their own body image have an impact on the quality of the developed
customers' relationships, and in turn, how that quality affects brand hate and brand love.
Data collection and analysis were carried out using a quantitative methodology, through an online
survey based on articles by different authors. The findings indicate that the better the customer's
perception of their body image, the higher their level of trust, commitment, and satisfaction with
brands. This in turn, except for commitment, which favorably influences brand hate, has a positive
influence on brand love and a negative influence on brand hate. Based on the outcomes of this study,
managers must see the need to cease encouraging body dissatisfaction because stronger consumer-
brand relationships are created when customers are more satisfied with their bodies.