Título
Voto sensacionalista?: A relação entre dietas mediáticas e o voto no Chega
Autor
Vieira, Adriana Inês Gonçalves
Resumo
pt
O populismo de direita radical e os factores do seu sucesso são fenómenos que têm despertado
especial interesse junto da academia na última década, devido ao surgimento e afirmação de
partidos populistas de direita radical na Europa Ocidental. Portugal constituía-se como
excepção até ao surgimento do partido CHEGA, em 2019, partido este que se tem vindo a
afirmar como uma força política populista de direita radical relevante no país. Um dos factores
apontados na literatura como explicativo do voto neste género de partidos, e consequentemente
do seu crescimento, é a dieta mediática dos votantes, que tende a assentar em média do tipo
tabloide, televisão privada e redes sociais. Apesar de existir literatura que cruza o voto populista
de direita radical e o consumo de média, inclusive para o caso português, a evidência empírica
existente é parcial e os dados analisados, por datarem de uma época em que o CHEGA ainda
se estava a afirmar, podem já não representar de forma tão precisa a realidade atual. Assim, a
presente dissertação pretende compreender a realidade portuguesa através da análise do sentido
de voto dos portugueses em função das suas preferências de consumo mediático, olhando para
o consumo de jornais, noticiários televisivos e redes sociais (Facebook). Os resultados
confirmam, no geral, que a preferência por jornais tabloide, por noticiários com conteúdo mais
tabloidizado e pelo Facebook influenciam o voto no CHEGA, apontando também algumas
excepcionalidades do caso português.
en
The radical right-wing populism and the factors contributing to its success have been an issue
of interest within the academic community in the last decade, largely due to the emergence and
assertion of radical right-wing populist parties in Western Europe. Portugal stood out as an
exception until the emergence of the CHEGA party in 2019, which has since established itself
as a relevant radical right-wing populist political force in the country. One of the factors
highlighted in the literature as explanatory of the vote choice for these parties, and its
subsequent growth, is the voters media diet, which tends to be centered on tabloid-type media
and social networks. While there is existing literature that connects the populist right-wing vote
with the consumption of tabloid media and social networks, even for Portugal’s case, the
existing empirical evidence it’s partial and the analyzed data, as it dates back to a time when
CHEGA party was still establishing itself, may not accurately represent the Portuguese reality
at the moment. Therefore, this dissertation aims to understand the Portuguese reality by
analyzing the voting preferences of Portuguese citizens based on their media consumption
habits, examining newspapers, television news, and social networks (Facebook). The overall
results confirm that a preference for tabloid newspapers, news programs with more tabloid-like
content, and Facebook usage influences the odds of voting for CHEGA, while also noting some
exceptionalities in the Portuguese case.