Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Como o uso da tecnologia Blockchain pode garantir originalidade de produto ao consumidor: Um estudo empírico

Autor
Craveiro, Adriana Catarina de Almeida Gomes
Resumo
pt
A tecnologia Blockchain é um conceito inovador capaz de introduzir novos paradigmas e mudar estruturas de negócio. O propósito desta dissertação é identificar e perceber que determinantes afetam a aceitação e adoção desta tecnologia por parte dos consumidores, usando como meio de contexto, o potencial desta tecnologia para o combate à contrafação na indústria da moda, nomeadamente no segmento de luxo. Para alcançar este objetivo, o estudo suporta-se do Technology Acceptance Model (TAM), estendendo este modelo às variáveis externas Individual Adaptability, Perceived Credibility e Social Influence, de modo a conceptualizar um modelo que consiga explicar e compreender a relação entre estas variáveis e o desejo de usar ou aceitar a tecnologia Blockchain. Recorre-se a uma abordagem quantitativa para obter dados reais para validar o modelo desenvolvido, tendo sido recolhidos e analisados dados de 309 inquiridos dos Estados Unidos da América (EUA). É usado um modelo de regressão linear múltipla para investigar as relações entre as variáveis independentes e dependente, através do IBM SPSS Statistics. Os resultados do estudo demonstram que o Perceived Credibility e a Individual Adaptability são preditores da utilidade e facilidade de uso percebida, enquanto o Social Influence influência a facilidade de uso percebida. Além disso os resultados demonstram que a utilidade percebida é um forte preditor do uso da Blockchain. Esta pesquisa pretende trazer avanços ainda não explorados dentro da literatura e oferecer implicações práticas paras as empresas que pretendam aplicar a tecnologia Blockchain internamente para combater a contrafação, através da análise do comportamento dos consumidores.
en
Blockchain technology is an innovative concept capable of introducing new paradigms and changing business structures. The purpose of this research is to identify and understand which determinants affect the acceptance and adoption of this technology by consumers, using as a context the potential of this technology to combat counterfeiting in the fashion industry, particularly in the luxury segment. To achieve this objective, the study uses the Technology Acceptance Model (TAM), extending it to the external variables of Individual Adaptability, Perceived Credibility and Social Influence, to conclude a conceptual model capable of explaining and understanding the relationship between these variables and the desire to use or accept Blockchain technology. A quantitative approach is used to obtain fundamental data to validate the developed model, having collected and analysed data from 309 respondents from the United States of America (USA). A multiple linear regression model is used to investigate the relationships between the independent variables and a dependent variable using IBM SPSS Statistics. The results of the study demonstrate that Perceived Credibility and Individual Adaptability are predictors of perceived usefulness and ease of use, while Social Influence influences perceived ease of use. Furthermore, the results demonstrate that Perceived Usefulness is a strong predictor of the use of Blockchain. This research aims to bring advances yet to be explored within the literature. It offers practical implications for companies that intend to apply Blockchain technology in their processes to combat counterfeiting by investigating a model that analyses consumer acceptance behaviour.

Palavras-chave

Fashion industry
Counterfeiting
Technology acceptance model
Blockchain
Indústria da moda
Contrafação
Imagem e valor da marca
Brand image and value

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo