Teses e dissertações

Mestrado
Ciências em Emoções
Título

Bem-estar na educação de adultos: Satisfação das necessidades psicológicas básicas e certificação de competências

Autor
Ruivo, Claudia Luisa Vale Estrela Alves
Resumo
pt
Neste estudo exploratório investigou-se o contributo da participação num processo Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) na perceção de bem-estar. Recorremos à Teoria da Autodeterminação (TAD) de Deci e Ryan (2000, 2017) para perceber se a certificação de secundário, com metodologia de escrita de histórias de vida, contribuiu para satisfazer as necessidades psicológicas básicas de Autonomia, Competência e Relacionamento, e compreender, do ponto de vista emocional, como foi todo o processo vivido. Em Portugal, o processo de RVCC é desenvolvido nos Centros Qualifica, centros especializados na qualificação de adultos. Através do programa Qualifica os participantes demonstram as competências adquiridas e desenvolvidas ao longo da vida e que podem ser alvo de validação para a obtenção de qualificação escolar. Entrevistámos 15 participantes que obtiveram a sua qualificação no Centro Qualifica do Algueirão e analisámos, com recurso a metodologia qualitativa, as suas motivações iniciais, quais as necessidades que viram satisfeitas durante o processo e após a sessão de júri para certificação de competências de ensino secundário, bem como as emoções associadas aos diferentes momentos. Os resultados obtidos revelam um aumento de relatos associados a maior perceção de Autonomia, Competência e Relacionamento pelos participantes após a certificação de nível secundário, bem como um aumento dos relatos de emoções de valência positiva, nomeadamente orgulho, felicidade e realização.
en
This exploratory study addresses the contribution to the perception of well-being achieved after participating in a Skills Recognition, Validation and Certification (RVCC) process. According to Deci and Ryan's Self-Determination Theory (SDT) (2000, 2017), we sought to understand if the achievement of High school certification using a life story writing methodology, contributed to satisfying the basic psychological needs of Autonomy, Competence and Relationship. At the same time, we expected to realize, from an emotional point of view, how they lived the whole process. In Portugal, the RVCC process is carried out at the Qualifica Centers, specialized in adult qualifications. Through the Qualifica program, participants demonstrate the skills they have acquired and developed throughout their lives and which can be validated to obtain an educational qualification. We interviewed 15 participants who obtained their qualification at the Algueirão Qualifica Center, and analyzed, using qualitative methodology, their initial motivations, which needs they saw met during the process, after the jury session for certification of High school competencies, as well as the emotions associated with the different moments. The results show an increase in reports associated with a greater perception of Autonomy, Competence and Relationship by participants after High level certification, as well as an increase in reports of positive emotions, namely pride, happiness and fulfillment.

Data

15-jan-2024

Palavras-chave

Basic psychological needs
Bem-estar -- Well-being
Necessidades psicológicas básicas
Emoções e educação
Qualificação de adultos
História de vida -- Life story
Emotions and education
Adult qualification

Acesso

Acesso livre

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