Título
Artificial intelligence in padel sport: Creation of an AI system
Autor
Castro, João Rodrigo Ferreira Fernandes de
Resumo
pt
O Padel é um desporto que tem vindo a despertar a curiosidade de todos e, por isso, a
procura pelo mesmo é elevada. Cada vez mais têm sido construídos campos e recintos
desportivos para a prática desta modalidade. Como tal, é uma área ainda pouco explorada
no que toca à tecnologia e aos modelos de previsão de Machine Learning. É possível
gerar estatísticas num jogo de Padel, tal como acontece noutras modalidades, e esta
dissertação propõe uma estratégia para desenvolver um modelo de Machine Learning, de
modo a prever dois movimentos referentes ao jogo, nomeadamente, os Left Volleys e as
Bandejas. Também é fundamental identificar a trajetória da bola para fazer uma análise
pormenorizada, assim como detetar as linhas do campo de Padel, de forma a criar um
sistema de Inteligência Artificial capaz de prever os movimentos feitos pelos jogadores e
gerar estatísticas do mesmo.
Assim, o objetivo geral deste trabalho é conceber e desenvolver um modelo de Machine
Learning para otimizar o jogo de Padel, que juntamente com a deteção do campo e com
a identificação da bola, irá constituir o sistema de Inteligência Artificial. A metodologia
divide-se em três fases. A fase exploratória que diz respeito à recolha de informação dos
dados e à construção de pipelines de dados para extrair insights, desenvolver modelos e
testar variáveis utilizando feature engineering. Em seguida, a fase de
modelação/automação da IA para implementar no sistema. A terceira fase corresponde à
análise de resultados para integrar a IA em qualquer sistema em tempo-real.
en
Padel is a sport that has been arousing everyone's curiosity and, therefore, the demand for
it is high. More and more sports fields and venues have been built for the practice of this
modality. As such, it is still an underexplored area in terms of Machine Learning
technology and prediction models. It is possible to generate statistics in a Padel game,
just like in other sports, and this dissertation proposes a strategy to develop a Machine
Learning model to predict two movements relating to the game, namely Left Volleys and
Trays. It is also essential to identify the trajectory of the ball in order to carry out a detailed
analysis, as well as detect the lines of the padel court, in order to create an Artificial
Intelligence system capable of predicting the movements made by the players and
generating statistics on them.
Thus, the general aim of this work is to design and develop a Machine Learning model to
optimize the game of Padel, which together with the detection of the court and the
identification of the ball, will generate the Artificial Intelligence system. The
methodology is divided into three phases. The exploratory phase involves gathering
information from the data and building data pipelines to extract insights, develop models,
and test variables using feature engineering. This is followed by the AI
modeling/automation phase to implement in the system. The third phase is analyzing the
results to integrate AI into any real-time system.