Teses e dissertações

Mestrado
Título

The impact of communication satisfaction in the motivation and job satisfaction of employees, in the remote or hybrid work context

Autor
Leandro, Beatriz da Costa
Resumo
pt
O ano de 2020 ficou marcado pelo início da maior crise de saúde dos últimos tempos – a pandemia da Covid-19. Devido a esta crise, as organizações tiveram de adaptar os seus métodos de trabalho, visto que foram obrigados a começar a trabalhar remotamente e os líderes e colaboradores tiveram de se adaptar a esta nova realidade. Este estudo pretende analisar quais foram as mudanças que aconteceram durante este tempo, no que toca a variáveis como a motivação do colaborador, satisfação no trabalho, compromisso e performance. O objetivo deste estudo passa por preencher a falha que existe na literatura, principalmente em estudos que abordem as relações entre a liderança adaptativa, a motivação, a satisfação, o compromisso e a satisfação com a comunicação, bem como perceber o papel mediador da satisfação com a comunicação nessas mesmas relações. Este estudo será relevante para perceber qual é o impacto de uma comunicação efetiva entre líderes e colaboradores, assim como ajudará as organizações a perceber até que ponto é vantajoso continuarem a implementar o trabalho remoto ou híbrido, numa perspetiva da motivação dos seus colaboradores, da sua satisfação no trabalho e o seu compromisso, tendo por base uma liderança adaptativa. Para isto, foi elaborado um questionário online que foi enviado para diferentes colaboradores que tiveram de começar a trabalhar remotamente depois do início da pandemia, onde usamos alguns questionários e escalas cientificamente validadas, alcançando uma amostra final de 122 participantes. Os resultados obtidos sugerem que existiram efetivamente mudanças significativas em variáveis como satisfação com a comunicação, a performance adaptativa e o compromisso, comparando valores antes e depois da pandemia. Os resultados sugerem também que um líder com características adaptativas influencia positivamente a motivação de um colaborador, o seu compromisso e a sua satisfação com a comunicação, bem como sugerem que a satisfação com a comunicação percecionada pelo colaborador influencia positivamente a sua motivação e satisfação no trabalho. Por outro lado, os resultados obtidos mostram que um líder adaptativo não influencia a satisfação que o colaborador sente relativamente ao seu trabalho, nem a satisfação com a comunicação percecionada pelo colaborador influencia o seu compromisso. Também constatamos que a satisfação com a comunicação pode ter um papel mediador nas relações entre a liderança adaptativa e a motivação e a satisfação com o trabalho, mas não na relação entre a liderança adaptativa e o compromisso.
en
The year 2020 was marked by the beginning of the greatest crisis of the last times – the Covid-19 pandemic. Because of this crisis, organizations have had to adapt their working methods, as they were forced to start working remotely, and leaders and employees have had to adapt to this new reality. This research intends to analyze what were the changes that happened during these times, regarding variables such as employee motivation, job satisfaction, commitment, and performance. The goal of this research is to fill in the gap in the literature, mainly in studies that approach the relationships between adaptive leadership, motivation, satisfaction, commitment, and communication satisfaction, as well as understand the mediating role of communication satisfaction in those relationships. This research will be relevant to understand the impact of an effective communication between leaders and employees, as well as it will help organizations to understand whether it is advantageous to keep implementing remote or hybrid work, from a perspective of their employees’ motivation, job satisfaction, and commitment, according to an adaptive leadership style. For this, an online survey was elaborated and sent to different employees who had to start working remotely after the beginning of the pandemic, where we used several scientifically validated questionnaires and scales, attaining a final sample of 122 participants. The results achieved suggest that there were indeed significant changes in variables like communication satisfaction, adaptive performance, and commitment, from before to after the pandemic. The results also suggest that a leader with adaptive characteristics positively influences the motivation of an employee, their commitment, and their communication satisfaction, as well as it suggests that the perceived communication satisfaction positively influences the employees’ motivation and job satisfaction. On the other hand, the obtained results show that an adaptive leader does not influence the satisfaction that an employee feels towards their job, nor the perceived communication satisfaction influences their commitment. It was also found that communication satisfaction can have a mediating role on the relationships between adaptive leadership and motivation and satisfaction, but not on the relationship between adaptive leadership and commitment.

Data

07-fev-2024

Palavras-chave

Performance
Satisfação com a comunicação
Communication satisfaction
Satisfação no trabalho -- Job satisfaction
Pandemia -- Pandemic
Comprometimento organizacional Organizational commitment
Adaptive leadership
Employee motivation
Liderança adaptativa
Motivação do colaborador

Acesso

Acesso livre

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