Título
Novas estratégias no processo de recrutamento e seleção na Marinha Portuguesa: Filosofia lean thinking
Autor
Galocha, João Paulo Nogueira Madaleno
Resumo
pt
A dificuldade do recrutamento na Marinha Portuguesa tem sido uma realidade que ainda se
tornou mais árdua, devido aos dois choques estratégicos recentes: a pandemia COVID-19 e
a guerra de agressão da Rússia na Ucrânia. Além das implicações geopolíticas, também estão
a provocar alterações que obrigam as Organizações a reestruturarem e melhorarem os seus
processos de recrutamento e seleção.
O objetivo do caso de estudo foi implementar novas estratégias ao processo de
recrutamento e seleção da Marinha Portuguesa, com recurso à filosofia lean thinking, para
torná-los mais eficazes e eficientes. Através da identificação e da implementação de
estratégias é possível melhorar e criar janelas de oportunidade para os processos se
adaptarem e desenvolverem, num mundo cada vez mais complexo e instável e,
consequentemente, incrementar os quantitativos de efetivos, com especial relevância os
jovens da Geração Z.
O Projeto de Intervenção apresenta um conjunto de estratégias assentes em três eixos:
Employer Branding, Processo de Recrutamento e Processo de Seleção. Em cada um dos três
eixos são identificados objetivos de intervenção, onde se indicam as diferentes medidas e
ações. Os resultados alcançados revelam a necessidade de uma transição para a inovação
tecnológica onde a eficiência poderá aumentar através do uso de ferramentas digitais, sendo
também necessária a eliminação dos desperdícios mais significativos nos processos e a
introdução de medidas que aumentam o recrutamento para a edificação de uma “Marinha
numérica e qualitativamente suficiente para cumprir as missões e tarefas atribuídas”.
en
The difficulties felt at recruitment by the Portuguese Navy have proven to be an increasingly
and even harder challenge due to two high impact strategic events: the Covid-19 pandemic,
and the Russian war in Ukraine. Furthermore, and in addition to all the geopolitical issues,
these events have also triggered changes, which, in turn, has forced Organizations to
restructure themselves, in order to improve their recruitment and selection processes.
The purpose of the study is to implement new strategies to the Portuguese Navy
recruitment and selection processes, by means of adopting the lean thinking philosophy, to
make them more efficient and effective. By implementing new strategies, it is possible to
provide new windows of opportunity for these processes to both adapt and fully develop, in
such an increasingly complex and unstable environment and, consequently, enhancing the
results at recruitment, especially within the Generation Z youngsters.
The Intervention Project presents a set of strategies focused in three axis: Employer
Branding, Recruitment Process and Selection Process. The different areas of intervention
were identified for each of these axis, pinpointing the specific measures and actions that are
needed to perform. The achieved results have revealed us the need to perform a widespread
technological innovation transition, in which efficiency might be increased by using a wide
variety of digital tools and the introduction of recruitment enhancement measures, as well as
by eliminating the more significate process wastes, in order to contribute to an adequate Navy,
both numerical and qualitative, able to fulfil its mission.