Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

Novas estratégias no processo de recrutamento e seleção na Marinha Portuguesa: Filosofia lean thinking

Autor
Galocha, João Paulo Nogueira Madaleno
Resumo
pt
A dificuldade do recrutamento na Marinha Portuguesa tem sido uma realidade que ainda se tornou mais árdua, devido aos dois choques estratégicos recentes: a pandemia COVID-19 e a guerra de agressão da Rússia na Ucrânia. Além das implicações geopolíticas, também estão a provocar alterações que obrigam as Organizações a reestruturarem e melhorarem os seus processos de recrutamento e seleção. O objetivo do caso de estudo foi implementar novas estratégias ao processo de recrutamento e seleção da Marinha Portuguesa, com recurso à filosofia lean thinking, para torná-los mais eficazes e eficientes. Através da identificação e da implementação de estratégias é possível melhorar e criar janelas de oportunidade para os processos se adaptarem e desenvolverem, num mundo cada vez mais complexo e instável e, consequentemente, incrementar os quantitativos de efetivos, com especial relevância os jovens da Geração Z. O Projeto de Intervenção apresenta um conjunto de estratégias assentes em três eixos: Employer Branding, Processo de Recrutamento e Processo de Seleção. Em cada um dos três eixos são identificados objetivos de intervenção, onde se indicam as diferentes medidas e ações. Os resultados alcançados revelam a necessidade de uma transição para a inovação tecnológica onde a eficiência poderá aumentar através do uso de ferramentas digitais, sendo também necessária a eliminação dos desperdícios mais significativos nos processos e a introdução de medidas que aumentam o recrutamento para a edificação de uma “Marinha numérica e qualitativamente suficiente para cumprir as missões e tarefas atribuídas”.
en
The difficulties felt at recruitment by the Portuguese Navy have proven to be an increasingly and even harder challenge due to two high impact strategic events: the Covid-19 pandemic, and the Russian war in Ukraine. Furthermore, and in addition to all the geopolitical issues, these events have also triggered changes, which, in turn, has forced Organizations to restructure themselves, in order to improve their recruitment and selection processes. The purpose of the study is to implement new strategies to the Portuguese Navy recruitment and selection processes, by means of adopting the lean thinking philosophy, to make them more efficient and effective. By implementing new strategies, it is possible to provide new windows of opportunity for these processes to both adapt and fully develop, in such an increasingly complex and unstable environment and, consequently, enhancing the results at recruitment, especially within the Generation Z youngsters. The Intervention Project presents a set of strategies focused in three axis: Employer Branding, Recruitment Process and Selection Process. The different areas of intervention were identified for each of these axis, pinpointing the specific measures and actions that are needed to perform. The achieved results have revealed us the need to perform a widespread technological innovation transition, in which efficiency might be increased by using a wide variety of digital tools and the introduction of recruitment enhancement measures, as well as by eliminating the more significate process wastes, in order to contribute to an adequate Navy, both numerical and qualitative, able to fulfil its mission.

Palavras-chave

Lean thinking
Employer branding
Seleção
Selection
Recrutamento -- Recruitment

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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