Título
A avaliação dos fundos europeus em Portugal entre 1989 e 2020: Educação e formação de adultos
Autor
Neves, Inês Sofia Martins de Oliveira Gonçalves das
Resumo
pt
A presente dissertação tem como objetivo compreender como a avaliação dos fundos comunitários tem
evoluído, em Portugal, entre 1989 e 2020. Paralelamente, procura sistematizar informação que
possibilite preencher eventuais lacunas relativas à temática da avaliação no país.
Para atingir os objetivos da investigação é realizada, primeiramente, uma revisão da literatura
existente sobre a temática da avaliação e a sua aplicação ao contexto dos Fundos Europeus Estruturais
e de Investimento (FEEI). Posteriormente, o estudo recorre a uma análise compreensiva, que utiliza
como técnica de recolha de informação a análise documental. A análise é realizada em três etapas. Em
primeiro lugar, é explorada a evolução das exigências legais dos Regulamentos dos Fundos Europeus.
Em segundo lugar, é explorada a evolução das orientações gerais europeias e são destacadas marcas
distintivas dos períodos de programação. Por fim, a investigação procede a uma análise de avaliações
do segmento da educação e formação de adultos realizadas, em Portugal, entre 1989 e 2020.
Através da investigação realizada, a dissertação conclui que a avaliação sofreu uma grande
evolução, tanto ao nível da legislação europeia e das orientações gerais comunitárias, como da avaliação
em Portugal.
en
The present dissertation aims to understand how the evaluation of community funds has evolved in
Portugal between 1989 and 2020. At the same time, it seeks to systematize information that may fill
potential gaps related to the evaluation theme in the country.
To achieve the research objectives, firstly, a literature review on the evaluation theme and its
application to the context of the European Structural and Investment Funds (ESIF) is conducted.
Subsequently, the study employs a comprehensive analysis, using documentary analysis as an
information collection technique. The analysis is carried out in three stages. Firstly, it explores the
evolution of the legal requirements of the European Funds Regulations. Secondly, it delves into the
evolution of the general European guidelines and highlights distinctive features of the programming
periods. Finally, the research proceeds to an analysis of evaluations in the adult education and training
sector conducted in Portugal between 1989 and 2020.
Through the conducted research, the dissertation concludes that the evaluation has undergone
significant evolution, both in terms of European legislation and general community guidelines, as well
as in the context of evaluation in Portugal.