Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Comprometimento organizacional, engagement e a intenção de turnover na geração Y e Z: Estudo de caso

Autor
Caboz, Ana Teresa Santos
Resumo
pt
Atualmente, fatores como a globalização, o avanço tecnológico e a diversidade geracional fazem com que a gestão estratégica de pessoas valorize a gestão do talento nas organizações. A diversidade geracional tem tido um acrescido interesse dos investigadores e profissionais da área de gestão de pessoas, especificamente, na identificação das caraterísticas, necessidades, valores e expetativas de cada geração. As gerações Y e Z são as que despertam maior interesse pois constituem os mais elevados desafios nas organizações. Este projeto de investigação tem a sua aplicação numa Entidade Reguladora (ER) que tem realizado vários estudos no âmbito da diversidade geracional. Esta organização possui atualmente, no exercício da sua atividade, quatro gerações: os Baby Boomers, a Geração X, a Y e a Z. Neste trabalho pretendeu-se analisar o comprometimento organizacional (commitement), o engagement e a intenção de turnover das gerações Y e Z e identificar possíveis diferenças que possam induzir a políticas de gestão de pessoas diferenciadas. Embora não seja muito significativo o aumento, nos últimos anos, da taxa de turnover na ER, procurou-se também perceber se esta se deve às características das duas gerações em análise. Este estudo abrangeu 1.069 colaboradores, tendo havido uma taxa de resposta de 45%. Dos resultados obtidos verifica-se que o comprometimento organizacional e o "engagement" são elevados, ainda que na primeira dimensão o comprometimento afetivo é superior na geração Y, quanto ao comprometimento organizacional calculativo e normativo estes são mais evidentes na geração Z. Relativamente ao "Engagement", dos resultados obtidos estes foram muito positivos, não tendo sido identificadas diferenças significativas entre gerações. Confirmou-se que o comprometimento organizacional e o "engagement" têm um impacto negativo na intenção de turnover. Como principal política de gestão de pessoas, o estudo aponta para o reforço do "onboarding" na geração Z, pois permite o acompanhamento dos colaboradores nos primeiros meses e a gestão de carreiras na geração Y, como forma de acompanhar o desenvolvimento profissional e expetativas dos colaboradores com maior antiguidade na ER.
en
Currently, factors such as globalization, technological advancement and generational diversity indicate that strategic people management values talent management in organizations. Generational diversity has seen increased interest among researchers and professionals in the area of people management, specifically, in identifying the characteristics, needs, values and expectations of each generation. Generations Y and Z are those that arouse the greatest interest as they pose the highest challenges in organizations. This research project is applied to a regulatory entity (RE) that has carried out several studies within the scope of generational diversity. This organization currently has four generations in its activity: Baby Boomers, Generation X, Y and Z. In this work, we intended to analyze the organizational commitment, engagement and turnover intention of generations Y and Z and identify possible significant differences that could lead to different people management policies. Although the increase in the turnover rate in recent years is not very significant, we also sought to understand whether this is due to the characteristics of the two generations under analysis. This study covered 1,069 employees and there was a response rate of 45%. From the results obtained, it appears that organizational commitment and engagement are high, although in the first dimension, affective commitment is higher in generation Y, while calculative and normative organizational commitment is more evident in generation Z. Regarding engagement, the results obtained were very positive, with no significant differences between generations being identified. It was confirmed that organizational commitment and engagement have a negative impact on turnover intentions. As the main people management policy, the study points to the reinforcement of onboarding in generation Z, as it allows the monitoring of employees in the first months and career management in generation Y, as a way of monitoring the professional development and expectations of employees with greater seniority at ER.

Palavras-chave

Motivação
Geração Y
Engagement
Turnover intention
Generation Y
Intenção de turnover
Geração Z -- Z Generation
Comprometimento organizacional -- Organizational commitment

Acesso

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