Teses e dissertações

Mestrado
Marketing
Título

A revolutionary Toy Story: The impact smart toys have towards parent's perception and decision-making purchase process

Autor
Coelho, Beatriz de Jesus Galheto
Resumo
pt
O principal objetivo deste estudo é avaliar em que medida os pais portugueses estão a adotar a nova categoria de brinquedos conhecida como Smart Toys. Devido ao crescimento e à prevalência da "Internet of Things" na sociedade, o sector dos brinquedos está atualmente a passar por transformações tecnológicas significativas. A investigação começou com uma análise abrangente da literatura existente, com o objetivo de elucidar os padrões mais recentes na indústria de brinquedos, em específico de Smart Toys, o desenvolvimento de estratégias de marketing, o comportamento do consumidor e as consequências da utilização destes brinquedos, e as perceções mais recentes dos pais sobre esta tecnologia. O estudo empírico utilizou uma metodologia interpretativa e qualitativa, incluindo entrevistas estruturadas a pais portugueses com filhos entre os 5 e os 10 anos de idade. A amostra escolhida foi constituída por 21 pais, selecionados intencionalmente. Estes pais apresentaram características diferentes, especialmente no que diz respeito ao contexto socioeconómico. O estudo determinou que o mercado dos brinquedos inteligentes em Portugal está atualmente numa fase inicial. Alguns pais adotaram os brinquedos inteligentes, mas o seu número continua a ser limitado. O estudo concluiu que as famílias estão relutantes em aceitar este tipo de brinquedos devido a preocupações sobre a co dependência que pode criar nos seus filhos, bem como a incerteza sobre as possíveis vantagens que pode oferecer aos mesmos. Foram também detetadas preocupações relativas à privacidade dos dados pessoais das crianças, e subsequentemente, dos pais.
en
The main objective of this study is to assess the extent to which Portuguese parents are adopting the new category of toys known as Smart Toys. Due to the growing and prevalence of the Internet of Things in society, the toy sector is currently undergoing significant technological transformations. The research started with a comprehensive examination of previous existing literature, with the objective of elucidating the latest patterns in the toys and Smart Toys’ industry, development of marketing strategies, consumer behavior and consequences of the use of these toys, and parents’ most recent perceptions of this technology. The empirical study used an interpretative and qualitative methodology, including structured interviews with Portuguese parents having children between the ages of 5 and 10. The chosen sample consisted of 21 parents from Portugal who were intentionally selected. These parents had different characteristics, especially regarding the social-economic background. The study determined that the Smart Toys market in Portugal is now in its nascent stage. A few parents have adopted Smart Toys, but their numbers remain limited. The study found that families are reluctant to accept these types of toys due to concerns about the co-dependence it might create on their kids as well as the uncertainty about the possible advantages they may offer their children. Data privacy concerns were also found regarding the children and families’ personal data violations.

Palavras-chave

Desenvolvimento da criança
Internet of things
Technology adoption
Inteligência artificial -- Artificial intelligence
Adoção da tecnologia
Smart Toys
Children development
Parents perceptions
Perceções dos pais

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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