Título
O impacto do estatuto socioeconómico familiar no desempenho escolar em Nanning, China: Alunos do ensino secundário numa escola pública
Autor
Qin Yongjian
Resumo
pt
Este estudo tem como objetivo conhecer a possível relação entre o status socioeconómico
familiar e o desempenho escolar. Foram utilizadas como variáveis dependentes as médias das
notas de 196 estudantes de uma escola secundária na cidade de Nanning, Guangxi, China, numa
prova intermédia e numa prova final ao longo de um ano letivo nas disciplinas de Matemática,
Física e Inglês.
O estudo discute o grau de influência do nível educacional dos pais, a profissão dos pais e
a riqueza familiar sobre o desempenho dos estudantes. Por meio do modelo de regressão, foi
analisado o papel do status económico familiar no desempenho académico dos estudantes, além
de se examinar as diferenças significativas entre o nível educacional dos pais, a profissão dos
pais e a riqueza familiar em relação ao desempenho escolar. O estudo levou às seguintes
conclusões: a profissão dos pais e o nível educacional dos pais têm um impacto significativo
no desempenho escolar dos alunos. Concluímos, assim, que há uma correlação positiva com o
desempenho dos estudantes. As variáveis de maior influência foram o nível educacional dos
pais, seguidas pela profissão dos pais, sendo a riqueza familiar o fator de menor impacto. Por
meio da análise de dados, foi possível compreender que a diferença na quantidade de riqueza
familiar afeta os recursos educacionais acessíveis aos estudantes, o que, por sua vez, influencia
significativamente o desempenho escolar. O estudo demonstrou que a profissão e o nível
educacional dos pais são variáveis objetivas e difíceis de alterar. Ao mesmo tempo, os
professores podem criar na sala de aula uma janela de aprendizagem compartilhada,
promovendo a ajuda mútua e melhorando a distribuição de recursos educacionais de qualidade
entre os alunos.
en
This study aims to explore the potential relationship between family socioeconomic status and
academic performance. The dependent variables used were the average grades of 196 students
from a secondary school in the city of Nanning, Guangxi, China, in a midterm and a final exam
over one academic year in the subjects of Mathematics, Physics, and English.
The study examines the degree of influence of parents' educational level, parents'
occupation, and family wealth on students' academic performance. Using a regression model,
the role of family economic status in students' academic outcomes was analyzed, along with
significant differences in parents' educational level, parents' occupation, and family wealth
concerning academic performance. The study reached the following conclusions: parents'
occupation and educational level significantly impact students' academic performance, showing
a positive correlation with students' outcomes. The most influential variables were parents'
educational level, followed by parents' occupation, with family wealth having the least impact.
Data analysis revealed that differences in family wealth affect the educational resources
accessible to students, which, in turn, significantly influence academic performance. The study
demonstrated that parents' occupation and educational level are objective variables that are
challenging to change. Meanwhile, teachers can create a shared learning environment in the
classroom, fostering mutual assistance and improving the distribution of quality educational
resources among students.