Teses e dissertações

Mestrado
Ciências em Emoções
Título

"O Pai nosso de cada dia": Envolvimento paterno, comportamentos parentais de desafio e regulação emocional em crianças de idade pré-escolar

Autor
Almeida, Fabiane Mendes de
Resumo
pt
As definições tradicionais e patriarcais de paternidade, que muitas vezes limitam o papel dos pais a provedores financeiros e figuras de autoridade distantes, estão sendo desafiadas. Há uma crescente necessidade de redefinir esses papéis de maneira a promover uma participação mais ativa e igualitária dos pais na vida cotidiana de seus filhos. Essa mudança não só beneficia o desenvolvimento emocional das crianças, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais equitativa, onde os papéis de cuidado e educação são compartilhados de forma justa entre homens e mulheres. Participaram no estudo 74 famílias nucleares portuguesas que visou analisar o envolvimento do pai, em relação à mãe, considerando diferentes tipos de atividades, que envolvem interação direta com a criança, como os cuidados diretos, a brincadeira e o ensino/disciplina. Procurou-se, ainda, explorar se um maior envolvimento do pai, em atividades de cuidado e brincadeira, se encontrava associado à regulação emocional das crianças, e qual foi o papel dos comportamentos parentais de desafio nesta relação. Os resultados indicam que os pais tendem a se envolver menos nas tarefas de cuidados diretos e ensino/disciplina, mas participam significativamente mais nas atividades de brincadeira. Relativamente às associações entre Envolvimento parental, comportamentos parentais de desafio, e regulação emocional da criança, apenas se encontrou uma associação negativa e significativa entre o envolvimento do pai nas atividades de ensino/disciplina e regulação emocional.
en
Traditional and patriarchal definitions of fatherhood, which often limit the role of fathers to financial providers and distant authority figures, are being challenged. There is a growing need to redefine these roles in ways that promote more active and equitable participation of fathers in their children's daily lives. This shift not only benefits the emotional development of children but also contributes to the construction of a more equitable society, where caregiving and educational roles are fairly shared between men and women. The study involved 74 Portuguese nuclear families, aiming to analyze father's involvement, in relation to the mother, considering different types of activities that involve direct interaction with the child, such as caregiving, play, and teaching/discipline. It also sought to explore whether greater father involvement in caregiving and play activities was associated with children's emotional regulation, and what role challenging parenting behaviors played in this relationship. The results indicated that fathers tend to be less involved in caregiving and teaching/discipline tasks but participate significantly more in play activities. Regarding the associations between paternal involvement, challenging parenting behaviors, and children's emotional regulation, only a negative and significant association was found between the father's involvement in teaching/discipline activities and emotional regulation.

Data

20-fev-2025

Palavras-chave

Regulação emocional
Emotional regulation
Envolvimento paterno
Father involvement
Comportamentos parentais de desafio
Challenging parenting behaviors

Acesso

Acesso livre

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