Título
Intelligent systems applied to quality management
Autor
Barrosa, Henrique Pulido Freire de Andrade
Resumo
pt
A integração de Sistemas Inteligentes e Inteligência Artificial na Gestão da Qualidade tem um enorme potencial para revolucionar o setor ao oferecer oportunidades significativas de evolução num futuro próximo. Este estudo visa esclarecer os principais benefícios e desafios associados à implementação dessas mesmas tecnologias nos processos de gestão da qualidade. Através de uma pesquisa qualitativa, foram realizadas 15 entrevistas semiestruturadas com profissionais da área de qualidade, predominantemente diretores de qualidade, que compartilharam as suas perspetivas sobre o tema.
A análise dessas entrevistas revelou, na maioria dos casos, uma convergência de opiniões com a literatura existente, particularmente em relação às vantagens que se obtêm ao nível da eficiência e automação de processos oferecidos pelos Sistemas Inteligentes e pela IA. No entanto, o estudo também destacou desafios únicos, especialmente no contexto da gestão da qualidade. Questões éticas, como a eventual substituição das pessoas em determinadas tarefas e o ritmo desequilibrado da adaptação regulamentar em comparação com os avanços tecnológicos, foram alguns dos problemas relevantes identificados. Apesar desses desafios, as entrevistas indicaram uma visão equilibrada entre os vários profissionais, que expressaram tanto entusiasmo pela tecnologia quanto cautela em relação aos seus impactos mais amplos.
Esta pesquisa contribui para o estudo de dois tópicos raramente correlacionados, Sistemas Inteligentes e Gestão da Qualidade, fornecendo conclusões diretamente relacionadas com as perceções de profissionais do setor, oferecendo assim uma compreensão mais profunda da dicotomia entre o avanço tecnológico e o movimento da qualidade, enquanto se aborda também as suas implicações sociais.
en
The integration of Intelligent Systems and Artificial Intelligence (AI) within Quality Management has enormous potential to revolutionize the field, offering significant opportunities for evolution in the near future. This study aims to clarify the primary benefits and challenges associated with implementing these advanced technologies in quality management processes. Through qualitative research, 15 semi-structured interviews were conducted with quality professionals, predominantly quality directors, who shared their perspectives on the topic.
The analysis of these interviews revealed, in most cases, a convergence of opinions with existing literature, particularly regarding the efficiency gains and process automation offered by Intelligent Systems and AI. However, the study also highlights unique challenges, especially within the context of quality management. Ethical concerns such as potential job displacement and the unbalanced pace of regulatory adaptation when compared to technology advancements, were some of the relevant issues identified. Despite these challenges, the interviews indicated a balanced outlook among professionals, who expressed both enthusiasm for the technology and caution regarding its broader impacts.
This research contributes to the study of two rarely correlated topics, Intelligent Systems and Quality Management, by providing conclusions directly related to insights from industry professionals. It offers a deeper understanding of the dichotomy between technological advancement and the quality movement, while also approaching its social implications.