Teses e dissertações

Mestrado
Gestão Internacional
Título

The budget’s influence in football management: Does the brand’s success rely on a big budget?

Autor
Ferreira, Frederico Melro Braga Parente
Resumo
pt
O futebol é um desporto mundialmente conhecido, mas deixou de ser apenas um desporto há muitos anos. Desde que foi inventado, na Grã-Bretanha, este desporto ganhou muita reputação e interesse. Provou-nos que, antes de tecnologia avançada e dos mass media, o futebol movia um país inteiro apenas com uma partida. Sempre que uma determinada equipa jogava, a respetiva cidade parava só para assistir/ouvir o jogo. E agora que vivemos numa era em que existe um enorme e rapidíssimo fluxo de informação, o futebol gerou uma indústria abastada ao seu redor que justifica todo o interesse nele colocado. Todos querem estar, de alguma forma, conectados ao futebol: quando se trata de marcas e patrocinadores, devido à quantidade de notoriedade/publicidade que a indústria pode rebuscar, havendo clubes que tiram proveito disso e usam a melhor estratégia para alcançar seus objetivos da melhor maneira possível. Com este estudo, faremos uma correlação entre o orçamento de um clube de futebol e o seu sucesso e/ou fracasso, enquanto analisamos as suas performances, as suas estratégias de marketing e a comparação entre os seus objetivos e a realidade. Iremos focar-nos nas temporadas da Premier League de 2013/2014 – 2017/2018, bem como na Liga Portuguesa. Também faremos uma breve anotação sobre a era pandémica da COVID-19 e a adaptação da indústria. Quanto à conclusão do estudo, notámos uma evidente correlação entre a quantidade de dinheiro que um clube de futebol possui e o seu sucesso, conforme comprovado em estudos anteriores. Este trabalho baseia-se em dados sobre os orçamentos de clubes/ligas de futebol fornecidos por diferentes organizações (como esse orçamento é alcançado (estratégias, vendas, visualizações, seguidores/fãs, entre outros.)).
en
Football is a world-known sport, but it stopped being just a sport years ago. Since being invented, this Britain-born sport has gained a lot of reputation and interest. It has proven to us that, prior recent technology and mass media, the sport moved an entire population just for a match. Whenever a certain team played, the respective city would stop just to watch/hear the game. And now that we live in an age that can generate data and pass information so quickly, football has generated a wealthy industry around it that justifies the interest. Everyone wants to be connected somehow to the sport, when it comes to brands and sponsors, just because of the amount of notoriety/publicity that it can bring. And there are clubs that take advantage of that and use the best strategy to reach their objectives the best way possible. With this study, we will make a connection between the budget of a football club and their success/downfall, while we analyse their performances, their marketing strategies and the comparison between their goals and the reality. We will focus on the Premier League’s 2013/2014 – 2017/2018 seasons, as well as the Portuguese League. We will also make a quick note on the pandemic era. When it comes to the study’s conclusion, we noticed an evident correlation between the amount of money that a football club has and its success, as proven in prior studies. This work relies on data on football club’s/leagues’ budgets provided by different organizations (how that budget is reached (strategies, sales, views, followers/fans)).

Palavras-chave

Performance
Success
Sucesso
Football industry
Indústria do futebol
Budget’s influence
Influência do orçamento

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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