Título
The budget’s influence in football management: Does the brand’s success rely on a big budget?
Autor
Ferreira, Frederico Melro Braga Parente
Resumo
pt
O futebol é um desporto mundialmente conhecido, mas deixou de ser apenas um desporto
há muitos anos. Desde que foi inventado, na Grã-Bretanha, este desporto ganhou muita
reputação e interesse. Provou-nos que, antes de tecnologia avançada e dos mass media, o
futebol movia um país inteiro apenas com uma partida. Sempre que uma determinada
equipa jogava, a respetiva cidade parava só para assistir/ouvir o jogo. E agora que
vivemos numa era em que existe um enorme e rapidíssimo fluxo de informação, o futebol
gerou uma indústria abastada ao seu redor que justifica todo o interesse nele colocado.
Todos querem estar, de alguma forma, conectados ao futebol: quando se trata de marcas
e patrocinadores, devido à quantidade de notoriedade/publicidade que a indústria pode
rebuscar, havendo clubes que tiram proveito disso e usam a melhor estratégia para
alcançar seus objetivos da melhor maneira possível.
Com este estudo, faremos uma correlação entre o orçamento de um clube de futebol e o
seu sucesso e/ou fracasso, enquanto analisamos as suas performances, as suas estratégias
de marketing e a comparação entre os seus objetivos e a realidade. Iremos focar-nos nas
temporadas da Premier League de 2013/2014 – 2017/2018, bem como na Liga
Portuguesa. Também faremos uma breve anotação sobre a era pandémica da COVID-19
e a adaptação da indústria.
Quanto à conclusão do estudo, notámos uma evidente correlação entre a quantidade de
dinheiro que um clube de futebol possui e o seu sucesso, conforme comprovado em
estudos anteriores. Este trabalho baseia-se em dados sobre os orçamentos de clubes/ligas
de futebol fornecidos por diferentes organizações (como esse orçamento é alcançado
(estratégias, vendas, visualizações, seguidores/fãs, entre outros.)).
en
Football is a world-known sport, but it stopped being just a sport years ago. Since being
invented, this Britain-born sport has gained a lot of reputation and interest. It has proven
to us that, prior recent technology and mass media, the sport moved an entire population
just for a match. Whenever a certain team played, the respective city would stop just to
watch/hear the game. And now that we live in an age that can generate data and pass
information so quickly, football has generated a wealthy industry around it that justifies
the interest. Everyone wants to be connected somehow to the sport, when it comes to
brands and sponsors, just because of the amount of notoriety/publicity that it can bring.
And there are clubs that take advantage of that and use the best strategy to reach their
objectives the best way possible.
With this study, we will make a connection between the budget of a football club and
their success/downfall, while we analyse their performances, their marketing strategies
and the comparison between their goals and the reality. We will focus on the Premier
League’s 2013/2014 – 2017/2018 seasons, as well as the Portuguese League. We will also
make a quick note on the pandemic era.
When it comes to the study’s conclusion, we noticed an evident correlation between the
amount of money that a football club has and its success, as proven in prior studies. This
work relies on data on football club’s/leagues’ budgets provided by different
organizations (how that budget is reached (strategies, sales, views, followers/fans)).