Título
O Balanced Scorecard: O impacto desta metodologia na gestão das PME situadas na região centro de Portugal
Autor
Balaia, José Francisco Almeida Duarte
Resumo
pt
O Balanced Scorecard (BSC) foi desenvolvido por Robert Kaplan e David Norton na década de 1990. O BSC é uma metodologia de gestão estratégica que permite aos gestores equilibrar métricas com indicadores de desempenho cujo objetivo é fornecer uma visão mais completa e equilibrada do desempenho da empresa e alinhar a atividade com a estratégia da mesma. Esta ferramenta divide o desempenho da empresa em quatro perspetivas: financeira, cliente, processos internos e aprendizagem e crescimento.
O objetivo desta dissertação é medir qual o impacto do BSC na gestão das PME situadas na região Centro de Portugal. Pretende-se analisar a utilização do Balanced Scorecard, investigar a relação existente entre as características de uma empresa e a sua utilização e estudar quais os objetivos, iniciativas e indicadores mais utilizados para cada perspetiva do BSC.
Elaborou-se um questionário que foi enviado para 1322 pequenas e médias empresas de modo a obter os dados necessários para realizar as respetivas análises. Foi possível concluir que fatores como dimensão, localização, setor de atividade e a formação dos gestores têm um grande impacto na utilização desta ferramenta.
en
The Balanced Scorecard (BSC) was developed by Robert Kaplan and David Norton in the 1990s. The BSC is a strategic management methodology that allows managers to balance metrics with performance indicators, aiming to provide a more comprehensive and balanced view of the company's performance and align activities with its strategy. This tool divides the company's performance into four perspectives: financial, customer, internal processes, and learning and growth.
The purpose of this dissertation is to measure the impact of the BSC on the management of SMEs located in the central region of Portugal. It aims to analyze the use of the Balanced Scorecard, investigate the relationship between a company's characteristics and its usage, and study the most commonly used objectives, initiatives, and indicators for each BSC perspective.
A questionnaire was developed and sent to 1,322 small and medium enterprises in order to obtain the necessary data for the respective analyses. It was possible to conclude that factors such as size, location, industry sector, and the training of managers have a significant impact on the use of this tool.