Título
Projeto (Re)ConheSer: A integração da comunidade cigana na escola básica
Autor
Bandeira, Matilde Mendes
Resumo
pt
A educação é um direito universal e deve ser acessível a todas as crianças,
independentemente do seu contexto, cultura, nacionalidade ou características individuais.
O Projeto (Re)ConheSER aborda as questões do insucesso, absentismo e abandono
escolar, que são frequentemente associados às crianças ciganas. Este projeto, por meio de
um diagnóstico realizado numa escola primária, visa desenvolver uma estratégia de
intervenção baseada no conhecimento da realidade e do contexto local, obtido através de
entrevistas e observações do quotidiano dos alunos e da comunidade escolar. O objetivo
é compreender a visão da comunidade cigana sobre o papel da escola, aumentar a sua
integração e reconhecimento na sociedade através da educação, e reduzir a discriminação
e marginalização dessa comunidade. A cultura identitária forte, aliada à discriminação
frequentemente enfrentada pelos ciganos, influencia o valor que estes atribuem à
educação. Desta forma, identificam-se desafios e oportunidades, propondo-se estratégias
que promovam, neste contexto, o conhecimento da cultura cigana, facilitem o
entendimento sobre o verdadeiro papel que atribuem à escola e contribuam para percursos
educativos mais consistentes, integrados e bem-sucedidos.
en
Education is a universal right and should be accessible to all children, regardless
of their context, culture, nationality, or individual characteristics. The (Re)ConheSER
Project addresses issues of school failure, absenteeism, and dropout rates, which are
frequently associated with Romani children. This project, through a diagnosis conducted
at a primary school, aims to develop an intervention strategy based on the knowledge of
the local reality and context, obtained through interviews and observations of the daily
lives of students and the school community. The objective is to understand the Romani
community's perspective on the role of school, increase their integration and recognition
in society through education, and reduce discrimination and marginalization of this
community. The strong cultural identity, coupled with the discrimination often faced by
Romani people, influences the value they place on education. Therefore, challenges and
opportunities are sketched, in order to propose strategies to promote knowledge of
Romani culture, to facilitate understanding of the true role of school and to generate more
consistent, integrated and succeeded educational pathways.