Teses e dissertações

Mestrado
Educação e Sociedade
Título

Projeto (Re)ConheSer: A integração da comunidade cigana na escola básica

Autor
Bandeira, Matilde Mendes
Resumo
pt
A educação é um direito universal e deve ser acessível a todas as crianças, independentemente do seu contexto, cultura, nacionalidade ou características individuais. O Projeto (Re)ConheSER aborda as questões do insucesso, absentismo e abandono escolar, que são frequentemente associados às crianças ciganas. Este projeto, por meio de um diagnóstico realizado numa escola primária, visa desenvolver uma estratégia de intervenção baseada no conhecimento da realidade e do contexto local, obtido através de entrevistas e observações do quotidiano dos alunos e da comunidade escolar. O objetivo é compreender a visão da comunidade cigana sobre o papel da escola, aumentar a sua integração e reconhecimento na sociedade através da educação, e reduzir a discriminação e marginalização dessa comunidade. A cultura identitária forte, aliada à discriminação frequentemente enfrentada pelos ciganos, influencia o valor que estes atribuem à educação. Desta forma, identificam-se desafios e oportunidades, propondo-se estratégias que promovam, neste contexto, o conhecimento da cultura cigana, facilitem o entendimento sobre o verdadeiro papel que atribuem à escola e contribuam para percursos educativos mais consistentes, integrados e bem-sucedidos.
en
Education is a universal right and should be accessible to all children, regardless of their context, culture, nationality, or individual characteristics. The (Re)ConheSER Project addresses issues of school failure, absenteeism, and dropout rates, which are frequently associated with Romani children. This project, through a diagnosis conducted at a primary school, aims to develop an intervention strategy based on the knowledge of the local reality and context, obtained through interviews and observations of the daily lives of students and the school community. The objective is to understand the Romani community's perspective on the role of school, increase their integration and recognition in society through education, and reduce discrimination and marginalization of this community. The strong cultural identity, coupled with the discrimination often faced by Romani people, influences the value they place on education. Therefore, challenges and opportunities are sketched, in order to propose strategies to promote knowledge of Romani culture, to facilitate understanding of the true role of school and to generate more consistent, integrated and succeeded educational pathways.

Palavras-chave

Inclusão escolar
Comunidade -- Community
Cigano -- Gypsy
School inclusion
Educação inclusiva -- Inclusive education
Integração social -- Social integration
Mediação cultural -- Cultural mediation
Interculturalidade -- Intercultural

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo
Política de Cookies
Este portal utiliza cookies e outras tecnologias na navegação do site ...