Título
O consumo e partilha de propaganda política por parte dos jovens adultos nas redes sociais: os casos do Instagram, WhatsApp e X durante o conflito Israel – Palestina de 7 de outubro de 2023
Autor
Guerra, Marcelo Lopes
Resumo
pt
Num mundo onde as redes sociais cada vez mais dominam o quotidiano, a informação circula mais rápido do que nunca. Os jovens adultos, acabam por passar a maioria do seu tempo livre nas redes sociais online quer para falar nos grupos que têm com os amigos, quer para se informarem. Justamente por se informarem nas redes sociais e não nos canais tradicionais dos media acabam por ficar vulneráveis a perigos como o consumo e partilha de propaganda política.
Assim, à luz do conflito mais recente que mobiliza fortes opiniões nos jovens adultos, o conflito entre Israel e a Palestina na faixa Gaza, com foco nos mais recentes incidentes de dia 7 de outubro de 2023, a presente Dissertação tem o intuito de compreender os fatores que levam os jovens adultos a consumir e a partilhar a propaganda política referente ao conflito nas redes sociais em estudo (Instagram, X e WhatsApp).
No Estado da Arte foram abordados temas como o impacto das redes sociais para a participação política dos jovens adultos, as lógicas coletiva e conetiva de Bennett e Segerberg e o papel dos influenciadores digitais.
Metodologicamente optou-se pelo método quantitativo, sendo efetuado um inquérito por questionário online para a recolha de dados no qual participaram 101 indivíduos com idades entre os 18 e os 35 anos. Alguns dos resultados obtidos apontam para uma preponderância da lógica conetiva nas redes sociais, tendência para a ideologia influenciar o consumo de propaganda e os influenciadores digitais contribuírem para o consumo e partilha de propaganda política.
en
In a world where social networks increasingly dominate everyday life, information circulates faster than ever. Young adults end up spending most of their free time on online social networks, either to talk in groups with friends or to find out more. Precisely because they get their information from social networks and not from traditional media channels, they end up being vulnerable to dangers such as the consumption and sharing of political propaganda.
So, in the light of the most recent conflict that mobilizes strong opinions among young adults, the conflict between Israel and Palestine in the Gaza Strip, with a focus on the most recent incidents of October 7, 2023, this dissertation aims to understand the factors that lead young adults to consume and share political propaganda about the conflict on the social networks under study (Instagram, X and WhatsApp).
The State of the Art addressed topics such as the impact of social networks on young adults' political participation, Bennett and Segerberg's collective and connective logics and the role of digital influencers.
Methodologically, the decision was made to use a quantitative method, using an online questionnaire to collect data, in which 101 individuals aged between 18 and 35 took part. Some of the results obtained point to a preponderance of connective logic on social networks, a tendency for ideology to influence the consumption of propaganda and for digital influencers to contribute to the consumption and sharing of political propaganda.