Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

Rebranding comunicacional do município de Vila Franca de Xira

Autor
Santos, Gonçalo Miguel da Piedade
Resumo
pt
Este Projeto de Mestrado apresenta uma proposta de Rebranding Comunicacional do Município de Vila Franca de Xira, contemplando um conjunto de ações inovadoras a implementar pela Autarquia, desde ideias de iniciativas de comunicação aos procedimentos de avaliação do impacto das mesmas, e ainda uma calendarização e orçamentação. A revisão de literatura que antecedeu a realização deste plano demonstrou a importância da comunicação, dos princípios do Marketing Territorial, do City Branding e das melhores práticas de Gestão das Redes Sociais e de Relação com os Media enquanto recursos de excelência para os Municípios, contribuindo ativamente para o Plano de Comunicação proposto que inclui ações junto da comunicação social e também na esfera digital. Paralelamente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas junto do Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, bem como do Presidente da Associação Empresarial dos Concelhos de Vila Franca de Xira e Arruda dos Vinhos (ACIS) que forneceram um importante olhar sob o status quo do território, mas também uma perspetiva sobre o seu futuro. Este trabalho de projeto culminou com a elaboração de uma proposta de Plano de Comunicação ponderado a 12 meses que visa potenciar as mais valias do Concelho de Vila Franca de Xira, os fatores que o distinguem no panorama da Área Metropolitana de Lisboa e a nível nacional e fazer cumprir os principais desígnios do Município.
en
This Master's Project presents a proposal for the Communication Rebranding of the Municipality of Vila Franca de Xira, including a set of innovative actions to be implemented by the Municipality, from ideas for communication initiatives to procedures for evaluating their impact, as well as a timetable and budget. The literature review that preceded the realization of this plan demonstrated the importance of communication, the principles of Territorial Marketing, City Branding and best practices in Social Network Management and Media Relations as resources for Municipalities, actively contributing to the proposed Communication Plan, which includes actions with the media and also in the digital sphere. At the same time, semi-structured interviews were carried out with the Mayor of Vila Franca de Xira, as well as the President of the Association of Commerce, Industry and Services of the Municipality of Vila Franca de Xira, which provided an important insight into the status quo of the territory, but also a perspective on its future. This work culminated in the drafting of a proposal for a 12-month Communication Plan that aims to maximize the added value of the Vila Franca de Xira municipality, the factors that distinguish it in the Lisbon Metropolitan Area and at national level, and to fulfil the municipality's main goals.

Data

27-mar-2025

Palavras-chave

Plano de comunicação
Communication plan
Comunicação municipal
Marketing do território -- Territorial marketing
Municipal communication

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo
Política de Cookies
Este portal utiliza cookies e outras tecnologias na navegação do site ...