Título
Estratégia de supervisão para a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes
Autor
Baptista, Susana Rita Gomes Simões
Resumo
pt
O presente trabalho pretende contribuir para a definição de uma estratégia de supervisão para
a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), focada nos desafios regulatórios
resultantes dos impactos dos serviços de mobilidade emergentes, da necessidade de dar
cumprimento às metas de sustentabilidade e da transição digital. Utilizando uma metodologia
qualitativa, o estudo envolveu entrevistas com onze especialistas na área da mobilidade e dos
transportes, no sentido de explorar como percecionam os desenvolvimentos nesses mercados
e quais as estratégias que devem ser desenvolvidas pelo regulador, contribuindo para fechar
o gap de conhecimento nesta matéria. Os resultados mostram que os entrevistados defendem
uma atuação na área dos transportes que vise regular, mas também incentivar inovações
tecnológicas e o uso consciente do espaço e dos recursos, respeitando a sustentabilidade e
a equidade no acesso aos transportes. Esta abordagem é sustentada pela literatura revista,
refletindo uma abordagem regulatória comum, que combina inovação com responsabilidade
ambiental, social e económica, visando um sistema de transporte que seja sustentável,
inclusivo, tecnológico e eficiente. Estudos futuros deverão focar-se na densificação de um
quadro conceptual de análise de dados, considerando que a digitalização e automação são
vistas como fundamentais para o futuro dos transportes e a supervisão dessas inovações é
crucial. A estratégia da AMT deve passar por incrementar a capacidade de análise de dados
para gerir informações em larga escala de forma eficiente, utilizando-os para contribuir para
a otimização da qualidade do serviço, para o cumprimento dos compromissos de
sustentabilidade e para um ecossistema de transporte equilibrado e competitivo.
en
The present work aims to contribute to the definition of a supervisory strategy for the Mobility
and Transport Authority (AMT), focusing on the regulatory challenges resulting from the
impacts of emerging mobility services, compliance with sustainability goals and data use.
Using a qualitative methodology, the study involved interviews with eleven experts in the field
of mobility and transport, to explore how they perceive developments in these markets and
which strategies should be developed by the regulator, contributing to close the knowledge
gap in this matter. The results show that the interviewees defend an action in transport that
aims to regulate, but also to encourage technological innovations and the conscious use of
space and resources, respecting sustainability and equity in access to transport. This approach
is underpinned by the reviewed literature, reflecting a common regulatory approach, which
combines innovation with environmental, social and economic responsibility, aiming for a
transport system that is sustainable, inclusive, technological and efficient. Future studies
should focus on densifying a conceptual framework for data analysis, considering that
digitalization and automation are seen as fundamental for the future of transport and the
supervision of these innovations is crucial. AMT's strategy should be to increase data analysis
capacity to manage large-scale information efficiently, using it to contribute to the optimization
of service quality, to the fulfilment of sustainability commitments and to a balanced and
competitive transport ecosystem.