Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

A relação entre o uso do Instagram e o aumento do número de cirurgias estéticas realizadas: Filtros e manipulação de imagens

Autor
Mendes, Maria Margarida Abel da Silva
Resumo
pt
O presente estudo explora o impacto das redes sociais, em particular do Instagram, na procura de cirurgias e procedimentos estéticos, entre as jovens mulheres portuguesas. A era digital em que atualmente vivemos, marcada pela massificação dos meios online, trouxe consigo uma busca incessante pela perfeição visual por parte das jovens mulheres, que têm vindo a demonstrar um interesse crescente nas cirurgias e procedimentos estéticos. Assim, o presente estudo, visa explorar a relação entre o uso da rede social Instagram e o aumento da procura desde tipo de serviços. O Instagram tornou-se uma ferramenta crucial para a promoção de serviços de cirurgia estética, cujo setor tem vindo a ganhar uma enorme atratividade, evidenciada pelo aumento contínuo de utilizadores que já realizaram ou pretendem realizar um procedimento estético. O facto de esta ser uma plataforma dedicada à partilha de imagens e vídeos, focada na vertente visual, torna-a num espaço em que a autorrepresentação assume um papel central e as imagens partilhadas pelos indivíduos são, em muitos casos, meticulosamente pensadas e idealizadas. Perante este cenário de partilha de conteúdos “perfeitos” que não correspondem, por vezes, à realidade, cabe à seguinte investigação analisar os impactos que estes conteúdos, editados através de filtros e ferramentas de manipulação de imagem, e os conteúdos das páginas das clínicas estéticas, podem causar na autoestima e na forma como as mulheres percecionam o seu próprio corpo.
en
This study explores the impact of social media, particularly Instagram, on the demand for cosmetic surgery and procedures among young Portuguese women. The digital age in which we currently live, marked by the massification of online media, has brought with it an incessant search for visual perfection on the part of young women, who have been showing a gradual interest in surgeries and aesthetic procedures. This study therefore aims to explore the relationship between the use of the social network Instagram and the increase in demand for this type of service. Instagram has become a crucial tool for promoting cosmetic surgery services, a sector that has become extremely attractive, as evidenced by the continuous increase in users who have already had or intend to have a cosmetic procedure. The fact that this is a platform dedicated to sharing images and videos, focused on the visual aspect, makes it a space in which self-representation takes centre stage and the images shared by individuals are, in many cases, meticulously thought out and idealised. Faced with this scenario of sharing ‘perfect’ content that sometimes doesn't correspond to reality, the following research aims to analyse the impact that this content, edited using filters and image manipulation tools, and the content on the pages of beauty clinics, can have an impact on self- esteem and the way women perceive their own bodies.

Data

07-abr-2025

Palavras-chave

Filters
Media sociais -- Social media
Filtros
Influenciadores digitais -- Digital influencers
Estética -- Aesthetics
Imagem corporal -- Body image
Cirurgia -- Surgery
Padrões de beleza
Beauty standards

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo
Política de Cookies
Este portal utiliza cookies e outras tecnologias na navegação do site ...