Título
The role of dynamic capabilities in the strategic adjustment process of internet financial enterprises in China
Autor
Zhao Guijun
Resumo
pt
Na indústria de financiamento pela Internet da China, as empresas enfrentam um ambiente complexo e incerto que apresenta desafios de adaptação significativos. A rigidez das políticas regulatórias, o rápido desenvolvimento da inovação tecnológica e as mudanças acentuadas nas preferências dos consumidores têm implicações profundas na sobrevivência e no desenvolvimento destas empresas. Muitas delas têm enfrentado dificuldades no seu desenvolvimento e até mesmo a retirada do mercado. Esta tese estuda este problema, analisando as estratégias utilizadas por uma empresa de financiamento pela Internet para se adaptar à envolvente externa, complexa e variável, e investiga o papel das capacidades dinâmicas nesse processo.
A investigação categoriza o processo de ajustamento estratégico em três fases: análise, planeamento e seleção, e implementação e avaliação. Ao longo deste processo, as três componentes das capacidades dinâmicas - capacidade de percepção, capacidade de apreensão e capacidade de transformação - foram identificadas como fatores cruciais de sucesso. Enquanto a capacidade de percepção ajuda a empresa a identificar de uma forma rápida e precisa as mudanças no ambiente externo, a capacidade de apreensão melhora a eficiência da tomada de decisão e da execução por meio de mecanismos de gestão descentralizada. Por seu lado, a capacidade de transformação mitiga os desafios de aquisição de recursos facilitando a sua alocação flexível e mecanismos eficazes de formação, acelerando a implementação de novas estratégias.
Na empresa de financiamento pela Internet estudada os resultados indicam que, através de ajustamentos estratégicos eficazes, foi possível manter o crescimento e a competitividade, apesar do impacto das mudanças externas e das políticas regulatórias. Este estudo revela ainda como as capacidades dinâmicas permitem o sucesso do processo de ajustamento estratégico e o seu papel indispensável ao longo deste.
en
In China's Internet finance industry, companies face a complex and uncertain environment that poses significant adaptive challenges. The strictness of regulatory policies, the rapid development of technological innovation, and the sharp changes in consumer preferences have profound implications for the survival and development of enterprises. Many Internet finance companies have struggled to cope with these challenges, leading to hindered business development, a significant decline in profits, and even withdrawal from the market. This thesis focuses on how Internet finance companies make strategic adjustments to adapt to the complex and variable external environment and investigates the role of dynamic capabilities in this process.
The research categorizes the strategic adjustment process into three phases: strategic analysis, strategic planning and selection, and strategic implementation and evaluation.
Throughout this process, the three components of dynamic capabilities - sensing capability, seizing capability, and transformation capability - have been identified as crucial success factors. Sensing capability assists the company in rapidly and accurately identifying changes
in the external environment. Seizing capability enhances decision-making and execution efficiency through decentralized management and resolution mechanisms. Transformation capability mitigates the challenges of resource acquisition by facilitating flexible resource allocation and effective training mechanisms, expediting the deployment of new strategies.
The findings indicate that Internet finance enterprise, through effective strategic adjustments, has sustained business growth and core competitiveness despite the impact of external environmental changes and regulatory policies. This study also reveals how dynamic
capabilities ensure the success of the strategic adjustment process and their indispensable role throughout it.