Título
Construção e validação de um questionário de avaliação das perceções dos educadores de infância acerca da implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância
Autor
Lopes, Luísa Paio
Resumo
pt
O objetivo deste estudo foi desenvolver e avaliar as características psicométricas de uma medida de avaliação das perceções dos educadores de infância acerca do grau de implementação do direito de participação em contexto pré-escolar. Participaram 168 educadores de infância, sendo que, destes, 40 foram observados, em contexto de sala, com recurso ao Classroom Observation Scoring System (CLASS; Pianta, La Paro, & Hamre, 2008). Foram identificadas duas componentes relativas às perceções dos educadores acerca da participação das crianças – Expressão e Responsabilidade das Crianças e Tomada de Decisão pelo Adulto – e três componentes relativas às crenças destes profissionais sobre participação – Tomada de Decisão é Responsabilidade do Adulto, Criança Competente para Tomada de Decisão e Imaturidade Impõe Restrições à Participação da Criança. Constatou-se uma associação negativa entre a subescala Tomada de Decisão pelo Adulto e os domínios de qualidade considerados no CLASS. Paralelamente, foram apuradas diferenças entre educadores nas subescalas Tomada de Decisão pelo Adulto e Tomada de Decisão é Responsabilidade do Adulto em função da composição etária do grupo de crianças. Verificaram-se, igualmente, diferenças na Expressão e Responsabilidade das Crianças, em função do tipo de instituição, com valores mais elevados no setor público do que no sector privado com fins lucrativos. Encontraram-se, ainda, associações negativas entre as subescalas Tomada de Decisão pelo Adulto e Imaturidade Impõe Restrições à Participação da Criança e as habilitações académicas dos educadores. Os dados obtidos fornecem evidências que suportam, moderadamente, a fidelidade e a validade do Questionário de Avaliação das Perceções e Crenças dos Educadores de Infância sobre o Direito de Participação das Crianças.
en
The aim of this study was to develop and evaluate the psychometric properties of a measure designed to assess preschool teachers’ perceptions about the degree of implementation of children’s participation in preschool settings. Participated in this study 168 preschool teachers, 40 of which were simultaneously observed, in their classrooms, with the Classroom Observation Scoring System (CLASS; Pianta, La Paro, & Hamre, 2008). We identified two components of teachers’ perceptions of children’s participation - Children’s Expression and Responsibility and Decision Making by the Adult – as well as three components of teachers’ beliefs – Decision Making is the Adult Responsibility, Child is Competent for Decision Making, and Immaturity Imposes Restrictions on Children’s Participation. The results showed negative associations between the subscale Decision Making by the Adult and the domains of classroom quality included in CLASS. We found differences between teachers in the Decision Making by the Adult and Decision Making is Adult Responsibility subscales, as a function of children’s age group. Furthermore, we found differences in between Children’s Expression and Responsibility attending the type of work institution with higher values in public sector profit sector. Finally, we found negative associations between the subscales Decision Making by the Adult and Immaturity Imposes Restrictions on Children’s Participation and teachers’ education level. Findings provide reasonable evidence on the reliability and validity of the Assessment of Preschool Teachers’ Perceptions and Beliefs about Children’s Participation Right Questionnaire.