Título
A influência do comércio eletrónico para a internacionalização da empresa Papo d’anjo
Autor
Coelho, Sara I. M.
Resumo
pt
O tema deste projeto incide num estudo de caso da empresa Papo d’Anjo – Kids Clothing, Shoes & Accessories. Focamo-nos na sua internacionalização via comércio eletrónico por forma a analisar as vantagens e desvantagens desta estratégia e os impactos que a gestão da empresa sofreu face às alterações recorrentes.
Para abordar o caso efetuou-se uma revisão de literatura sobre o tema, onde foi possível obter informação sobre (1) quais os modelos e teorias de internacionalização mais adequados a este tipo de empresas, (2) diferentes implicações que o comércio eletrónico pode ter na internacionalização das pequenas e médias empresas e (3) um caso de sucesso onde a internacionalização, que incluiu a adoção do comércio eletrónico, se revelou um sucesso – caso da Zara.
Posteriormente, confrontaram-se os dados provenientes da Papo d’Anjo, através de entrevistas, com a informação obtida na teoria, de modo a encontrar similidades e diferenças, analisando assim os pontos fortes e fracos da estratégia definida.
A realização do estudo permitiu obter os seguintes resultados: 1) o comércio eletrónico contribui positivamente para a internacionalização de pequenas e médias empresas, uma vez que se traduz num aumento exponencial das vendas para várias partes do mundo de forma rápida; 2) a sua adoção requer recursos humanos qualificados, existência de parcerias e redes nos mercados de destino, comprometimento aprofundado da gestão com os objetivos da empresa, gestão eficiente de merchandising, possuir um sistema de informação e controlo de gestão aprofundado e notoriedade da marca para completar um processo de internacionalização com êxito.
en
This project focuses on a case study of the company Papo d'Anjo - Kids Clothing, Shoes & Accessories. We focus on its internationalization through e-commerce; by analyzing the advantages and disadvantages of this strategy and the impact they had on the managerial decisions when faced with this changes.
To address the case, we performed a literature review on the topic, where it was possible to obtain information on (1) which models and theories of internationalization are more suited to this type of business, (2) the different implications that e-commerce may have on the internationalization of small and medium enterprises and on (3) Zara’s case study, where internationalization, which included the adoption of e-commerce, proved a success.
Later, we confront the data obtained at Papo d'Anjo, through interviews, with the information obtained in the theory in order to find similarities and differences, thus analyzing the strengths and weaknesses of the strategy.
The proposed study yielded the following results: 1) e-commerce contributes positively to the internationalization of small and medium enterprises, since it translates into exponential increase in sales to various parts of the world quickly, 2) their adoption requires qualified human resources, the existence of networks and partnerships in destination markets, a depth of management commitment to the goals of the company, an effective merchandising management, the presence of information systems and a deep management control along with renown to complete an internationalization process successfully .