Título
Trends on global leadership mindset: Differences in the last three working generations
Autor
Serôdio, Maria Inês dos Santos
Resumo
pt
Objectivo: Este estudo pretende avaliar a evolução na mentalidade das várias gerações de líderes (actuais e futuros) das nossas organizações no sentido de se tornarem globais, isto é, capazes de actuar e liderar em qualquer parte do mundo, com o maior sucesso e retorno possível.
Método: Este estudo baseou-se num questionário online aplicado à população Portuguesa com presença nos principais/mais comuns canais de comunicação online. O questionário aplicado continha 23 perguntas e foi comunicado através de redes sociais e email. Foi considerada uma população heterogénea de indivíduos com experiência profissional igual ou superior a 5 anos. A taxa de participação atingiu os 69%.
Resultados: De acordo com as variáveis em estudo, os resultados indicam que a mentalidade ‘global’ dos nossos líderes não estará a evoluir com as novas gerações, como previam as hipóteses formuladas. Os resultados demonstram que a geração mais nova tem níveis mais baixos de Curiosidade e de Experiência Internacional. Esta última variável é marcada pelo resultado de um item do questionário, relacionado com a existência de experiências internacionais no passado dos participantes e consequente vontade de o fazer no futuro, revelando a sua importância no desenvolvimento de ‘mentes globais’.
Limitações: É sugerida a realização de um estudo que contemple diversas culturas, envolva uma amostra mais equilibrada de todas as gerações e que contemple outras variáveis (Educação) que também impactem no desenvolvimento de um mindset de liderança global.
en
Purpose: This study aims to analyse the generational trend on an effective global leadership mindset, so that the leaders of today and of our future can develop their skills and behaviors in order to achieve organizational success across borders.
Methodology: This research was based on an online survey applied to the Portuguese community that had presence in the most common social networks. The 23-question survey was communicated through social networks and email. A heterogeneous population of individuals with 5 or more years of professional experience was considered and the participation rate was 69%.
Results: According to the variables under study, the results indicate that the global leadership mindset may not be advancing along with generations as hypothesized. The results show lower levels of Curiosity or Inquisitiveness in Millennials than in the other two generations. The same happens with the overall result for International Experience, although the result for this variable is greatly impacted by the result of one item that is related with existing past international experience of the individuals, and consequent desire to experience it in the near future. Therefore, one can argue that International Experience influences the construction of a global mindset.
Limitations: A cross-cultural study is suggested, involving a wider balanced generational sample and considering other variables that are argued to affect the development of a global leadership mindset.