Título
To franchise or not: “Maerl vs APatita” case
Autor
Santos, Joana Nunes Vaz dos
Resumo
pt
O principal objetivo da criação de um negócio em qualquer sociedade é simples e direto: Maximizar a riqueza do investidor. Para tal, é necessário criar estratégias que permitam alcançar um crescimento do negócio a longo prazo. Contudo, a maximização dos lucros tem associada uma grande variedade de riscos, os quais é necessário o investidor conhecer e estar disposto a assumir.
Assim, antes de decidir aplicar os seus capitais, o investidor deve conhecer e explorar todas as suas opções. É sobre decisões de investimento que trata este caso de estudo, estruturado de raiz através de experiências passadas e know-how pessoal e profissional.
Os fundadores da empresa AcessModa, Comércio de Acessórios de Moda, S.A., que em 2012 iniciaram a sua atividade no ramo da joalharia e acessórios de moda, através da distribuição e comercialização da marca portuguesa APatita, pretendem perceber se em 2014 deverão continuar a revender esta marca ou se, obteriam maior rentabilidade se aderissem à rede de Franchising da marca Maerl, do mesmo sector, tendo presente que o contrato com a segunda não permite a continuação da comercialização de produtos concorrentes (APatita). Ambas as opções acarretam vários riscos, aliados à atual situação económica do mercado Português.
Como tal, através de critérios de decisão de investimento (VAL e Payback Period) calculados com base nos Cash-Flows libertos na ótica do projeto e do investidor, indicadores económico-financeiros e ainda, a análise de sensibilidade, os investidores estarão aptos para decidir de forma eficiente e racional sobre a melhor opção para aplicarem os seus capitais.
en
The main goal of a business in any society is simple and straightforward: to Maximize investor’s wealth. To do that it is necessary to create strategies that allow to achieve a long-term growth of the business. However, this maximization involves financial risks which investors should know and be willing to assume.
So, before deciding to allocate their capitals, investors should explore all the options.
This case study is about investment decision, manly structured throughout past experiences and personnel and professional know-how.
AcessModa, Comércio de Acessórios de Moda, S.A. owners who started their activity in 2012 in the Jewellery and accessories market, through the distribution and commercialization of the Portuguese brand APatita, intend to understand and decide if in 2014 they should continue reselling this brand or if, they will obtain more profit if they join the franchising network of Maerl, in the same sector, noting that the contract with Maerl restrains the selling of competitive products (APatita). Both options bring several risks, allied to the current economic situation of the Portuguese Market.
Therefore, using investment decision criteria (NPV and Payback Period) calculated based on free cash flows in project and investor’s perspective, some economic and financial indicators as well as a sensitivity analysis, investors will be able to decide efficiently and rationally which will be the best option for their funds.