Título
Os factores determinantes da satisfação dos alunos de mestrados de continuidade
Autor
Carvalho, Ricardo Jorge Ferreira de
Resumo
pt
A entrada em vigor do Processo de Bolonha introduziu um novo paradigma no ensino
superior em Portugal, visto que veio alterar o modo de organização dos cursos, assim como a
metodologia utilizada, sendo que as alterações mais significativas verificaram-se na nova
concepção dos graus académicos, especialmente, nos Mestrados de continuidade.
O ensino superior é essencialmente um serviço de transmissão e aprendizagem de
conhecimentos, sendo que a forte concorrência que se verifica nesta área leva a que as
Universidades necessitem de compreender as necessidades específicas dos alunos. Uma
atenção especial a factores como a satisfação dos alunos e a qualidade da instituição podem
fazer aumentar o rendimento escolar dos alunos, e isso pode gerar uma maior retenção dos
mesmos para os graus académicos seguintes.
Neste contexto, o objectivo principal desta investigação é identificar os determinantes da
satisfação para os alunos dos mestrados de continuidade. Foi também realizada uma
investigação relativa aos factores que determinam a qualidade, visto que este é um factor que
está intimamente relacionado com a satisfação.
Um questionário, baseado no modelo SERVQUAL, foi realizado aos alunos dos mestrados de
continuidade do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Os dados obtidos
permitiram desenvolver um modelo que identifica as variáveis determinantes para a
satisfação, tendo sido utilizado o modelo de regressão ordinal. Por outro lado, a análise
factorial foi utilizada de modo a identificar as dimensões que determinam a qualidade.
Os resultados obtidos pelos dois modelos permitem delinear estratégias cujo foco seja a resolução dos problemas dos alunos.
en
The entry into force of the Bologna Process has introduced a new paradigm in higher
education in Portugal. Such paradigm has brought change to the organizational model of the
courses, the methodology used, with the most significant changes in the new conception of
the new Masters degree.
Higher education is primarily a service for the transmission of knowledge and learning, and
the strong competition that exists in this area means that the universities need to understand
the specific needs of students. Special attention to factors such as students' satisfaction and
quality of the institution can raise the academic performance and that can generate greater
student retention for the following academic degrees.
In this context, the main objective of this research is to identify the antecedents of master
students’ satisfaction. Research was also carried out on the factors that determine the quality
of the master degree as such factors are closely related to satisfaction.
A questionnaire, based on the SERVQUAL model, was conducted for the master students of
the Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. The obtained data helped
develop a model that identifies the variables that determine satisfaction, using ordinal
regression model. Moreover, the factor analysis was used to identify what are the dimensions
that determine the quality.
The results obtained by the two models allow carrying out strategies that focus more on
solving student problems.