Título
Public speaking and presentations: A critical review: "The Caring Speaker"
Autor
Ballotta, Danilo
Resumo
pt
Objectivos. Supõe-se que a vasta maioria das apresentações públicas que presenciamos
diariamente nos nossos contextos laborais não são totalmente satisfatórias, devido à
falta de uma visão estruturante, metodológica e profissional. Esta tese procura aferir se é
possível melhorar os desempenhos individuais em discursos em público utilizando uma
perspectiva de auto-aprendizagem gradual e progressiva. Métodos. Mais de 100 fontes
(artigos, livros, páginas Web, vídeos e material áudio) foram revistas para estabelecer as
“boas práticas” de discursos em público. Foi conduzida uma análise qualitativa
focalizando em como oradores não profissionais perspectivam discursos em público.
Finalmente foram desenvolvidas ferramentas e uma perspectiva prática para uma
melhoria do desempenho de oradores não profissionais. Resultados. Em geral, a
literatura falha ao não encontrar a ligação entre a capacidade oratória em discursos em
público e a personalidade e o contexto nos quais os oradores não profissionais estão
inseridos. Raramente os objectivos e os salários de tais oradores estão relacionados com
a sua performance, que reflectem consequentemente o pouco tempo e oportunidade para
treino e preparação. Conclusão. Conseguindo combinar as “boas práticas” que
emergem da revisão da literatura, com a experiência das entrevistas realizadas com
oradores não profissionais, possibilitou-nos encontrar uma perspectiva prática para
tornar oradores não profissionais em oradores empenhados .
en
Aims. It is assumed that the vast majority of the presentations we attend in our daily
work leave much to be desired, due to the lack of a structural, methodological and
professional approach. This thesis examines whether it is possible to improve individual
performances in public speaking through a gradual, incremental, self-training approach.
Methods. Over 100 sources (articles, books, papers, websites, video and audio material)
have been reviewed to establish best practice in public speaking. A qualitative insight
into how professionals (non-professional speakers) approach public speaking has been
conducted. Finally a practical approach and tools for the improvement of nonprofessional
speakers skills have been developed. Findings. Overall, the literature on
public speaking fails to make the link between oratory performances and the personality
and the context in which non-professional speakers operate. Objectives and salaries of
non-professional speakers are rarely linked to their proficiency at the podium, with
consequently very little time and opportunity for training or even preparation.
Conclusion. Merging the good practice that emerge from the review of the literature,
with the experience from the interviews with non-professional speakers, may have
allowed us to find a practical approach to turn non-professional speaker into caring
speakers.