Título
Sistematização de um modelo de desenvolvimento profissional para uma empresa da área dos sistemas de informação
Autor
Figueiredo, João Tiago Fernandes de Pais
Resumo
pt
O presente projecto incide sobre a sistematização de um Modelo de
Desenvolvimento Profissional para uma empresa do sector dos sistemas de informação.
Essa sistematização pode ser descrita como a estruturação de percursos formativos por
Área Operacional e nível de categoria dos colaboradores, tendo origem na necessidade
de: identificação de competências chave indispensáveis à progressão profissional dos
colaboradores na Empresa; aferição do nível de desenvolvimento de competências
adquirido com base na frequência e aproveitamento de acções de formação; e
harmonização do Modelo de Desenvolvimento Profissional da PTSI com o Modelo de
Evolução Profissional da PTP (estruturado numa lógica de identificação de
competências).
São evidenciadas duas conclusões principais. A primeira diz respeito à
observação de um conjunto de características associadas ao desenvolvimento de
competências e transversais às diversas Áreas Operacionais da Empresa (predominância
de dois tipos de competências, técnicas e comportamentais; necessidades de formação
em competências comportamentais transversais às Áreas Operacionais; necessidades de
adaptação/renovação de competências técnicas; e a associação da necessidade de
desenvolvimento de competências transversais a níveis de categoria específicos). A
segunda conclusão surge associada à necessidade de desenvolvimento de uma proposta
de Soft Skills, também ela transversal ao conjunto das Áreas Operacionais da PTSI, por
referência a funções inerentes aos respectivos níveis de categoria dos trabalhadores.
No entanto, essas conclusões encontram-se limitadas por três factores: as
questões orçamentais e a disponibilidade dos colaboradores para a frequência de acções
de formação; o enfoque da análise em três Áreas Operacionais específicas; e a
necessidade de operacionalização da proposta de Soft Skills.
en
This project focuses on the systematization of a Professional Development
Model for an information systems firm. Such a systematization can be described as the
structuring of training paths, according to the workers Operational Areas and category
levels, with the following associated causes: the identification of key competences
essential to career development opportunities within the firm; the measurement of the
competency development level acquired during the frequency of training courses; and
the structuring of the PTSI Professional Development Model according to the PTP
Professional Evolution Model (structured by a competency identification logic).
Two main conclusions are evidenced. The first one is related with the
observation of a group of factors associated with competencies development,
comprehensive to all the Areas of the firm (the predominance of two distinct types of
competencies, technical and behavioral; behavioral competencies training needs
comprehensive to all the Operational Areas; updating needs of technical competencies;
the relation between behavioral competencies development and specific category
levels). The second conclusion is associated with the development need of a Soft Skills
proposal, also comprehensive to the set of the Operational Areas, according to specific
functions associated with the workers levels of category.
However, these conclusions are limited by three main factors: budget issues and
the workers availability for the frequency of training courses; the emphasis of this
project on three specific Operational Areas; and the operationalization need of the Soft
Skills proposal.