Título
As actividades de enriquecimento curricular: Ruído no processo de comunicação
Autor
Raimundo, Carla Sofia da Silva Naret Moreira
Resumo
pt
O surgimento, em 2006, das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) na rede
do Sistema Educativo Português veio alterar o conceito de escola. As AEC envolvem
diferentes públicos: os alunos, os professores curriculares, os professores das AEC, as
escolas, os pais, as entidades promotoras e o Ministério da Educação. Existe, no
entanto, algum ruído que não tem permitido a fluidez da comunicação – a resistência
dos professores curriculares às AEC.
Apesar de decorrerem de uma medida do Ministério da Educação, pelo facto de
envolverem as artes e o aluno (enquanto receptor e produtor), as AEC assumem
dimensões ligadas à cultura e à sua democratização. Podem, inclusivamente, estar a
criar-se públicos de cultura resgatados à hegemonia dos media – alternativa que era
muito utilizada para o lazer das crianças, antes do aparecimento das AEC.
Do ponto de vista da metodologia é uma investigação de carácter
interpretativo/qualitativo, tendo por base o estudo de caso do Agrupamento Vertical de
Escolas do Miradouro de Alfazina (AVEMA) e os seus professores titulares. Foram
utilizados como instrumentos de recolha a observação, o registo diário, a recolha
documental e a entrevista. As dimensões associadas ao tema remetem para a
interdisciplinaridade, a educação e os contextos socialmente desfavorecidos.
As conclusões sobre do estudo apontam para aspectos positivos como: a evolução do
processo das AEC; a possibilidade das famílias contarem com uma oferta diversificada
de conteúdos para os seus educandos; o carácter gratuito das AEC e a sua vertente
edificante na estrutura educacional e cultural.
en
The Curricular Enrichment Activities’ (CEA) appearance in the Portuguese Educational
System, in 2006, brought a significant change to the concept of school. The CEA are
addressed to different targets such as students, teachers of different curricular areas,
CEA’s teachers, the schools, the promoting entities and the Ministry of Education.
There is, however, a significant noise that has not permitted a satisfying communication
– the resistance to the CEA by the curricular teachers.
In spite of being a measure taken by the Ministry of Education, the fact of evolving the
arts and the student (as a receiver and a producer), the CEA assume different
dimensions connected to culture and its democratization. The CEA might, even, be
creating new publics for culture taken from the dominance of the media – an alternative
very much used for children’s leisure times, before the CEA arrived.
From the methodologist’s point of view this is an investigation that has an
interpretive/qualitative nature, featuring the case study of the AVEMA and, more
specifically, their curricular teachers. There have been used, as information gathering
tools, the observation, the “daily journal”, the documental gathering and the interview.
The dimensions related to the theme send us to its interdisciplinary aspects, to education
and to socially disfavored contexts.
The conclusions about “The titular teachers’ perception of the CEA”, at the AVEMA
lead us to positive aspects such as: the CEA’s evolution process; the families’
possibility to have a diverse offer of contents to their children, the fact that the CEA
have no added cost to the families and its important role in the children’s educational
and cultural structure.