Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

As Actividades de Enriquecimento Curricular: Ruído no processo de comunicação

Autor
Raimundo, Carla Sofia da Silva Naret Moreira
Resumo
pt
O surgimento, em 2006, das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) na rede do Sistema Educativo Português veio alterar o conceito de escola. As AEC envolvem diferentes públicos: os alunos, os professores curriculares, os professores das AEC, as escolas, os pais, as entidades promotoras e o Ministério da Educação. Existe, no entanto, algum ruído que não tem permitido a fluidez da comunicação – a resistência dos professores curriculares às AEC. Apesar de decorrerem de uma medida do Ministério da Educação, pelo facto de envolverem as artes e o aluno (enquanto receptor e produtor), as AEC assumem dimensões ligadas à cultura e à sua democratização. Podem, inclusivamente, estar a criar-se públicos de cultura resgatados à hegemonia dos media – alternativa que era muito utilizada para o lazer das crianças, antes do aparecimento das AEC. Do ponto de vista da metodologia é uma investigação de carácter interpretativo/qualitativo, tendo por base o estudo de caso do Agrupamento Vertical de Escolas do Miradouro de Alfazina (AVEMA) e os seus professores titulares. Foram utilizados como instrumentos de recolha a observação, o registo diário, a recolha documental e a entrevista. As dimensões associadas ao tema remetem para a interdisciplinaridade, a educação e os contextos socialmente desfavorecidos. As conclusões sobre do estudo apontam para aspectos positivos como: a evolução do processo das AEC; a possibilidade das famílias contarem com uma oferta diversificada de conteúdos para os seus educandos; o carácter gratuito das AEC e a sua vertente edificante na estrutura educacional e cultural.
en
The Curricular Enrichment Activities’ (CEA) appearance in the Portuguese Educational System, in 2006, brought a significant change to the concept of school. The CEA are addressed to different targets such as students, teachers of different curricular areas, CEA’s teachers, the schools, the promoting entities and the Ministry of Education. There is, however, a significant noise that has not permitted a satisfying communication – the resistance to the CEA by the curricular teachers. In spite of being a measure taken by the Ministry of Education, the fact of evolving the arts and the student (as a receiver and a producer), the CEA assume different dimensions connected to culture and its democratization. The CEA might, even, be creating new publics for culture taken from the dominance of the media – an alternative very much used for children’s leisure times, before the CEA arrived. From the methodologist’s point of view this is an investigation that has an interpretive/qualitative nature, featuring the case study of the AVEMA and, more specifically, their curricular teachers. There have been used, as information gathering tools, the observation, the “daily journal”, the documental gathering and the interview. The dimensions related to the theme send us to its interdisciplinary aspects, to education and to socially disfavored contexts. The conclusions about “The titular teachers’ perception of the CEA”, at the AVEMA lead us to positive aspects such as: the CEA’s evolution process; the families’ possibility to have a diverse offer of contents to their children, the fact that the CEA have no added cost to the families and its important role in the children’s educational and cultural structure.

Data

02-ago-2010

Palavras-chave

Cultura
Culture
Teachers
Professores
Linguagem
Language
enriquecimento curricular
comunicação e evolução
Curricular Enrichment
communication and evolution

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo