Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Social e das Organizações
Título

Responsabilidade social e implicação dos colaboradores com a empresa: O papel mediador da confiança organizacional

Autor
Lopes, Cláudia Sofia Rico
Resumo
pt
Desde os anos 50 que se tem vindo a assistir a uma crescente preocupação com o conceito da Responsabilidade Social das Empresas e a sua enorme influência nos comportamentos e atitudes nas organizações. Hoje em dia, o interesse nacional e internacional sobre este tema, verifica-se não só por parte de empresas de grande dimensão, mas também nas pequenas e médias empresas. O presente estudo pretende desenvolver o conhecimento proveniente de outros estudos. Através de um modelo multi-dimensional, o objectivo desta investigação é verificar a relação entre as dimensões da responsabilidade social (económica, trabalhadores e comunidade e ambiente) e a implicação (afectiva, normativa e de continuidade). Para além disso, explora a confiança organizacional como variável mediadora, verificando se a relação entre as dimensões da RS e da implicação é explicada pela confiança organizacional. Foi utilizada uma amostra de uma companhia de transporte aéreo: foram preenchidos 145 questionários que mediam as três variáveis em estudo. Como resultado, obteve-se uma associação positiva entre a responsabilidade social para com os trabalhadores e as três dimensões da implicação. Contudo, a confiança na organização, apenas mediou parcialmente a relação entre responsabilidade social para com os trabalhadores e a implicação normativa, e mediou por completo a relação entre a responsabilidade social para com os trabalhadores e a implicação afectiva, não tendo efeito moderador no que diz respeito à implicação de continuidade.
en
Since the 50´s a growing concern about corporate social responsibility and it´s huge influence in behaviour and attitudes in organizations, can be observed. Nowadays, the national and international interest in social responsibility, has not only happened in organizations of large dimension, but also in small and medium enterprises. This investigation intents to enrich the knowledge from already existing studies. Through a multi-dimensional model, the purpose of this survey is to confirm the positive relationship between the dimensions of social responsibility (economic, employees and community and environment) and commitment (affective, normative and continuance). Beyond this objective, it also explores the mediating role of organizational trust, explaining the relationship between corporate social responsibility and commitment. Therefore a sample of a airline company was taken: 145 employees completed a survey that measures the three variables in study. As a result of the study, a positive association between social responsibility toward employees and the three dimensions of commitment was found. In the mediation model, trust in organization partially mediated the relationship between social responsibility toward employees and normative commitment, and full mediated the model of affective commitment. In the case of continuance commitment, there was no mediation effect by trust in organizations.

Data

11-mar-2011

Palavras-chave

Commitment
Implicação
Desenvolvimento sustentável -- Sustainable development
Responsabilidade social -- Social responsability
Responsabilidade social das empresas -- Corporate social responsibility
Confiança -- Trust

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo
Política de Cookies
Este portal utiliza cookies e outras tecnologias na navegação do site ...