Título
Responsabilidade social e implicação dos colaboradores com a empresa: O papel mediador da confiança organizacional
Autor
Lopes, Cláudia Sofia Rico
Resumo
pt
Desde os anos 50 que se tem vindo a assistir a uma crescente preocupação com o conceito
da Responsabilidade Social das Empresas e a sua enorme influência nos comportamentos
e atitudes nas organizações. Hoje em dia, o interesse nacional e internacional sobre este
tema, verifica-se não só por parte de empresas de grande dimensão, mas também nas
pequenas e médias empresas. O presente estudo pretende desenvolver o conhecimento
proveniente de outros estudos. Através de um modelo multi-dimensional, o objectivo
desta investigação é verificar a relação entre as dimensões da responsabilidade social
(económica, trabalhadores e comunidade e ambiente) e a implicação (afectiva, normativa
e de continuidade). Para além disso, explora a confiança organizacional como variável
mediadora, verificando se a relação entre as dimensões da RS e da implicação é explicada
pela confiança organizacional. Foi utilizada uma amostra de uma companhia de transporte
aéreo: foram preenchidos 145 questionários que mediam as três variáveis em estudo.
Como resultado, obteve-se uma associação positiva entre a responsabilidade social para
com os trabalhadores e as três dimensões da implicação. Contudo, a confiança na
organização, apenas mediou parcialmente a relação entre responsabilidade social para com
os trabalhadores e a implicação normativa, e mediou por completo a relação entre a
responsabilidade social para com os trabalhadores e a implicação afectiva, não tendo
efeito moderador no que diz respeito à implicação de continuidade.
en
Since the 50´s a growing concern about corporate social responsibility and it´s huge influence
in behaviour and attitudes in organizations, can be observed. Nowadays, the national and
international interest in social responsibility, has not only happened in organizations of large
dimension, but also in small and medium enterprises. This investigation intents to enrich the
knowledge from already existing studies. Through a multi-dimensional model, the purpose of
this survey is to confirm the positive relationship between the dimensions of social
responsibility (economic, employees and community and environment) and commitment
(affective, normative and continuance). Beyond this objective, it also explores the mediating
role of organizational trust, explaining the relationship between corporate social responsibility
and commitment. Therefore a sample of a airline company was taken: 145 employees
completed a survey that measures the three variables in study. As a result of the study, a
positive association between social responsibility toward employees and the three dimensions
of commitment was found. In the mediation model, trust in organization partially mediated
the relationship between social responsibility toward employees and normative commitment,
and full mediated the model of affective commitment. In the case of continuance
commitment, there was no mediation effect by trust in organizations.