Título
O contributo logístico para a cadeia de abastecimento do petróleo e do gás natural: O mercado Português
Autor
Bajuca, Vitória Travanca
Resumo
pt
O sector energético assume, actualmente, um papel essencial na economia
mundial. O consumo de petróleo (e seus derivados) e de gás natural encontra-se em
crescimento. Neste sentido, é fundamental garantir a segurança de abastecimento. Para
alcançar este objectivo devem ser tomadas medidas que favoreçam a eficiência
energética, o que irá permitir a continuidade da oferta e o equilíbrio face à procura.
A gestão logística e a gestão da cadeia de abastecimento são áreas em expansão
reconhecidas como um dos principais ‘meios’ utilizados para determinar e melhorar o
desempenho (performance) da actividade empresarial. Consequentemente, e tendo
como ponto de partida a elevada dependência energética de Portugal, a gestão da cadeia
de abastecimento de produtos como o gás natural e o petróleo assume especial
importância para as contas nacionais.
A presente investigação procura identificar o impacto da logística na cadeia de
abastecimento destas ‘utilities’, compreendendo qual a importância de cada actividade
com carácter logístico para o Produto Interno Bruto (PIB) português.
en
Nowadays, energy is a key issue in world economy. Oil consumption is growing
quickly, as oil products and natural gas. Thus, it is essential to guarantee the supplying
security. To achieve this goal we need to take some actions to improve energy
efficiency. This will allow the continuity of supply and to keep the demand in a level
that is economic and environmentally safe.
Logistics management and supply chain management are growing areas
recognized as one of the main 'means' used to determine and improve business
performance. Therefore, and having Portugal’s energy high dependence as a starting
point, oil and natural gas supply chain management has a central importance (and
interest) to national accounts.
This research seeks to identify the impact of logistics in the supply chain for both
these utilities, and calculate the weight of each logistic activity to the Portuguese Gross
Domestic Product (GDP).