Título
Os efeitos produzidos por ações baseadas na sustentabilidade organizacional em um negócio de mercado
Autor
Matos, Karla Costa
Resumo
pt
A preocupação com o meio ambiente e com a forma como as empresas e as comunidades
humanas o afetam tem sido, já há algum tempo, objeto de atenção e tem se tornado algo
imperioso. Principalmente após as constantes catástrofes climáticas, a humanidade foi
percebendo que algo de muito errado acontecia com o planeta e que a causa disso era a forma
irresponsável com a qual empresas de todos os portes tratavam o mundo que as cerca. Aos
poucos, grupos de consumidores preocupados em reverter esse processo de degradação
acelerada foram sendo criados e uma consciência da necessidade de preservação começou a se
espalhar por todo o mundo. Essa consciência consumidora, podemos dizer assim, acabou
criando uma importante inovação de mercado, interessante e poderosa para os produtos de
empresas que seguiam as práticas de sustentabilidade organizacional.
O presente estudo tem como foco demonstrar que as práticas de sustentabilidade
organizacional não só fazem a diferença no contexto empresarial como são perfeitamente
aplicáveis a qualquer tamanho de organização. Foi feito um estudo numa microempresa,
descrevendo informações sobre a sua atuação em cinco importantes aspectos, considerados de
maior valor para a mensuração de sucesso sob a ótica da sustentabilidade. Foi investigado o
quanto essa microempresa atende a esses aspectos propostos, tendo como resultado a
indicação de um elevado nível de profissionalismo e preocupação com a sustentabilidade
organizacional. Como resultado da aplicação de práticas sob essa ótica, pode-se constatar que
a empresa objeto desse estudo já conta atualmente com um resultado social extremamente
positivo, retornando à sociedade importantes valores há muito esquecidos pelas grandes
corporações como ética, respeito e harmonia nas relações empresariais.
en
The concern for the environment and with the way that companies and communities behave
have affecting it, has become for some time an essential subject matter. More than ever, after
the constant climatic disasters, the humanity started to realize that something very wrong was
happening with the planet and the cause of it was the irresponsible way that all sort of
companies have been treating the world around them. Gradually, consumer's groups,
concerned in reversing this process of accelerated degradation were created and a
consciousness of the environmental preservation started to be spread throughout the world.
This consumer awareness, as we can say, ended up creating important market innovations,
interesting and powerful to the products of companies that were following the practices of
organizational sustainability.
This study focuses in to demonstrate that the practices of organizational sustainability not
only make a difference in the business context but are also perfectly applicable to any size of
organization. A study was made on a micro business, describing its performance in five
important aspects considered of greater value for the measurement of the success of the
sustainability's perspective view. There was investigated how this micro business meets the
aspects proposed, obtaining as a result, the indication of a high level professionalism and
concern on behalf of the organizational sustainability. As the result of the practices applied
under this point of view, one can realize that, the company object of this study has already a
very positive social outcome, returning to society important values, a long time forgotten by
large corporations such as ethics, respect and harmony in the business relationships.